O presente artigo procurou realizar uma análise aprofundada dos impactos socioemocionais na saúde mental dos universitários, uma vez que essa problemática pode acarretar significativas repercussões no bem-estar psicológico. A transição para o ambiente universitário, muitas vezes distante do convívio familiar, pode desencadear sentimentos de solidão e desconexão social, evidenciando um crescimento exorbitante dessa problemática nos últimos anos.Nesse contexto, o objetivo primordial deste estudo é realizar uma análise crítica no âmbito institucional, a fim de retratar a realidade dos fatores negativos que afetam o isolamento socioemocional enfrentado por diversos alunos no ensino superior. A pesquisa adota uma abordagem exploratória e qualitativa, com revisão da literatura e pesquisa de campo realizada no ambiente natural, concentrando-se na investigação dos impactos na saúde mental dos estudantes de graduação.Os participantes, provenientes de diversas áreas do conhecimento e matriculados na Universidade Federal do Pará/campus Castanhal, foram entrevistados e submetidos a instrumentos de coleta de dados como entrevistas, aplicação de questionários semiestruturados e pesquisa online via Google Forms. A pesquisa buscou entender como os alunos têm se sentido em relação ao isolamento socioemocional durante sua trajetória universitária e avaliar se a instituição aborda adequadamente essa temática.Os fundamentos metodológicos deste estudo têm como referência autores renomados, tais como Teixeira (2008), Santos (2015), Pinto (2019), Craner e Cerqueira (2019), Almeida (2018), entre outros. A análise dos dados revelou que a participação em atividades sociais é frequentemente limitada, impactando negativamente o senso de pertencimento e a construção de relacionamentos interpessoais. O acesso restrito a recursos psicológicos e serviços de aconselhamento pode agravar os problemas de saúde mental entre os universitário. O desenvolvimento de medidas preventivas no âmbito das instituições de ensino são essenciais para garantir o bem-estar mental dos estudantes universitários.