Em uma sociedade cada vez mais digital, o envelhecimento populacional, faz com que seja necessário desenvolver estratégias para pessoas idosas de forma a se sentirem incluídos de forma a poderem desfrutar destas novas soluções tecnológico-digitais no seu processo de envelhecimento. Com abordagem qualitativa e características descritivas exploratórias buscou-se compreender os dificuldades e benefícios do uso da tecnologia digital pelas pessoas idosas participantes do projeto Inclusão Digital no Grupo de Educação na Terceira Idade (IDIGETI), sediado na Universidade Federal do Pará, Campus de Castanhal (UFPA/CCAST), com aplicação de questionário a 15 participantes. Os resultados revelaram que a maioria dos idosos possuem uma baixa familiaridade com dispositivos tecnológicos, como computadores, tablets e smartphones, enfrentando dificuldades em sua utilização devido à falta de exposição prévia e conhecimento básico sobre seu funcionamento. Alguns demonstraram dificuldades na navegação na internet e preocupações em relação à segurança online, incluindo vírus, golpes e roubo de informações pessoais. Os idosos reconheceram os benefícios da inclusão digital, como maior comunicação com familiares e amigos, acesso a serviços online e oportunidades de aprendizado contínuo. A valorização do projeto IDIGETI também foi destacada, evidenciando sua importância na capacitação tecnológica da população idosa de Castanhal e sua contribuição para aumentar a autoconfiança e a independência digital das pessoas idosas.