O Estágio Supervisionado I citado neste trabalho foi desenvolvido no segundo semestre do ano de 2023, no curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, que tem como objetivo inserir os discentes no campo de futura atuação, proporcionando vivências com os alunos e reflexões a respeito da prática pedagógica. Além disso, possibilita observar aulas do profissional já formado e aplicar intervenções. A proposta do presente trabalho é relatar as atividades desenvolvidas no estágio que foi realizado em uma escola pública municipal da cidade de Sobral (CE), com uma turma de 6° Ano do Ensino Fundamental, e refletir sobre a importância do uso de recursos didáticos e aprendizagem maker no Ensino de Ciências. A primeira atividade de intervenção consistiu em uma revisão sobre o conteúdo célula animal, utilizando-se uma maquete tridimensional para melhor visualização da célula. Em seguida, os alunos da turma se dividiram em seis equipes e cada componente recebeu um pacote repleto de recortes de folhas de EVA, para confeccionar uma célula animal, utilizando-se, portanto, a metodologia ativa aprendizagem maker, oriunda da cultura maker ou “faça você mesmo”. Em síntese, podemos concluir que o material didático utilizado durante a explicação foi de suma importância quando se trata do estudo da célula animal em razão de ser uma estrutura microscópica e conteúdo complexo. Além disso, o recurso didático utilizado deixou toda a turma bastante motivada, demonstrando satisfação e interesse pelo conteúdo. A confecção de uma célula proporcionou ao educando uma experiência concreta, ativa, permitindo a descoberta de novos conhecimentos a partir de suas próprias ações, tornando a aprendizagem significativa e estimulando o protagonismo do aluno.