A educação contemporânea passa por desafios complexos em preparar os estudantes para as exigências do tempo moderno, tanto pelo aumento constante dos problemas de saúde mental quanto pelas mudanças tecnológicas da globalização, que a maioria dos jovens sentem-se perdidos em relação a futura carreira e o propósito de vida, demonstrando que a falta de orientação vocacional pode causar altos níveis de sofrimento e desinteresse em estudar. Assim, a Logoterapia desenvolvida por Viktor Frankl, oferece uma abordagem promissora que enfatiza a busca por significado como instrumento para fortalecer a capacidade de lidar com adversidades e de criar uma trajetória profissional significativa. O objetivo deste estudo é refletir sobre o impacto da Logoterapia pode influenciar o processo de aprendizagem, como uma ferramenta que contribui para promover um ambiente mais estruturado, seguro e adaptado às necessidades dos alunos. A metodologia terá como base a revisão bibliográfica, com foco na análise de literaturas especializadas que abordam a aplicação da Logoterapia na orientação vocacional na educação, como os valores podem estimular a motivação e o interesse dos estudantes. A importância deste estudo reside na urgência de trabalhar a falta de clareza, as dificuldades de engajamento e a insatisfação em relação às aspirações, que são fatores que vem prejudicando não apenas o desempenho escolar, mas também o desenvolvimento pessoal. Ao integrar a Logoterapia nas práticas educacionais, o ensino pode melhorar a satisfação escolar, que os jovens terão a oportunidade de descobrir habilidades e de construir objetivos, além de incentivar o progresso emocional e o bem-estar psicológico, preparando-os para enfrentar os desafios da vida adulta com maior confiança, determinação e esperança.