O presente estudo tem como objetivo geral compreender o papel da escola e família numa parceria que proporciona impactos significativos no processo de alfabetização e letramento. Este artigo apresenta uma pesquisa na abordagem quantitativa que aponta o nível de desenvolvimento escolar de um grupo de estudantes dos anos iniciais de uma escola municipal da cidade de Bezerros, no agreste pernambucano. Foi realizado um estudo de campo investigativo, com docentes e discentes das turmas do 2º ao 5º anos do ensino fundamental dos anos iniciais. Optando-se por uma metodologia de investigação, a pesquisa foi realizada por via de procedimentos de estudos bibliográficos, documental, bem como uma análise de campo com utilização de questionários e observação em uma escola situada em um bairro com altos índices de vulnerabilidade social, na cidade de Bezerros-PE. Foi confirmado como resultado da investigação o que se concebia em conversas informais com os docentes nos corredores da escola, que a não participação ativa efetiva da família no processo de ensino aprendizagem do educando, traz serias consequências aos discentes. Corroborando com essa visão inicial, a pesquisa mostrou de fato que aqueles estudantes que ficam abaixo dos níveis desejáveis para o Ano/Série em que se encontram, são exatamente aqueles cujo acompanhamento não existe ou se existe é muito superficial. Mostrando também, a demanda da escola trabalhar ainda mais a primordialidade de fomentar nas famílias a necessidade de uma aproximação ativa de participação das mesmas na vida estudantil de seus filhos/responsabilizados.