Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A AULA EXTERNA COMO UMA METODOLOGIA ATIVA NO IFRN CAMPUS CANGUARETAMA/RN

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 20 - Educação profissional e tecnológica
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114499
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8029
    "inscrito_id" => 20316
    "titulo" => "A AULA EXTERNA COMO UMA METODOLOGIA ATIVA NO IFRN CAMPUS CANGUARETAMA/RN"
    "resumo" => "As metodologias ativas representam novas oportunidades de relacionamento entre aluno e professor, acredita-se que esta podem motivar os envolvidos e facilitar o processo de ensino e aprendizado. Focada no aprendizado do estudante, estas metodologias tendem a potencializar o engajamento, a participação e a autonomia dos discentes. Nesta pesquisa, considerou-se a aula externa como uma prática pedagógica em um espaço de educação não-formal, que compartilha elementos próprios das metodologias ativas. Esta ação é desenvolvida fora do ambiente escolar (modelo não-tradicional de aula), é centrada no aprendizado dos alunos e tende a motivar a participação dos estudantes, podendo apresentar dimensões lúdicas e trabalhar diferentes temas em um caráter interdisciplinar. O objeto de estudo desta pesquisa são as aulas externas realizadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). O objetivo foi identificar as correntes de pensamento sobre as aulas externas, as diretrizes que subsidiam estas ações e o seu fluxo administrativo no IFRN no Campus Canguaretama. E, para isso, nesta pesquisa qualitativa, de nível exploratório, recorrer-se-á a uma revisão bibliográfica e documental. Os resultados alcançados foram:1. A identificação de correntes teóricas sobre as aulas externas; 2. a constatação dos documentos institucionais que fundamentam as aulas externas no IFRN; 3. a compreensão do trâmite processual de uma aula externa no IFRN campus Canguaretama; e 4. A construção um fluxograma do procedimento administrativo para a aprovação de uma aula de campo. Conclui-se que esta pesquisa alcançou o seu objetivo de produziu conhecimento sobre o processo de elaboração de aulas externas no IFRN, constatou-se que as aulas externas se podem ser interpretadas como uma nova metodologia ativa ao demandar do mediador um processo eventual de planejamento pedagógico para a experiência externa ao ambiente escolar. E, projeta-se que este estudo auxiliará no aprimoramento de procedimentos internos no IFRN."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID20316_TB8029_27102024232723.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELLIPE JOSÉ SILVA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "FELLIPE"
    "autor_email" => "fellipe.ferreira@ifrn.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114499
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8029
    "inscrito_id" => 20316
    "titulo" => "A AULA EXTERNA COMO UMA METODOLOGIA ATIVA NO IFRN CAMPUS CANGUARETAMA/RN"
    "resumo" => "As metodologias ativas representam novas oportunidades de relacionamento entre aluno e professor, acredita-se que esta podem motivar os envolvidos e facilitar o processo de ensino e aprendizado. Focada no aprendizado do estudante, estas metodologias tendem a potencializar o engajamento, a participação e a autonomia dos discentes. Nesta pesquisa, considerou-se a aula externa como uma prática pedagógica em um espaço de educação não-formal, que compartilha elementos próprios das metodologias ativas. Esta ação é desenvolvida fora do ambiente escolar (modelo não-tradicional de aula), é centrada no aprendizado dos alunos e tende a motivar a participação dos estudantes, podendo apresentar dimensões lúdicas e trabalhar diferentes temas em um caráter interdisciplinar. O objeto de estudo desta pesquisa são as aulas externas realizadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). O objetivo foi identificar as correntes de pensamento sobre as aulas externas, as diretrizes que subsidiam estas ações e o seu fluxo administrativo no IFRN no Campus Canguaretama. E, para isso, nesta pesquisa qualitativa, de nível exploratório, recorrer-se-á a uma revisão bibliográfica e documental. Os resultados alcançados foram:1. A identificação de correntes teóricas sobre as aulas externas; 2. a constatação dos documentos institucionais que fundamentam as aulas externas no IFRN; 3. a compreensão do trâmite processual de uma aula externa no IFRN campus Canguaretama; e 4. A construção um fluxograma do procedimento administrativo para a aprovação de uma aula de campo. Conclui-se que esta pesquisa alcançou o seu objetivo de produziu conhecimento sobre o processo de elaboração de aulas externas no IFRN, constatou-se que as aulas externas se podem ser interpretadas como uma nova metodologia ativa ao demandar do mediador um processo eventual de planejamento pedagógico para a experiência externa ao ambiente escolar. E, projeta-se que este estudo auxiliará no aprimoramento de procedimentos internos no IFRN."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID20316_TB8029_27102024232723.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELLIPE JOSÉ SILVA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "FELLIPE"
    "autor_email" => "fellipe.ferreira@ifrn.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As metodologias ativas representam novas oportunidades de relacionamento entre aluno e professor, acredita-se que esta podem motivar os envolvidos e facilitar o processo de ensino e aprendizado. Focada no aprendizado do estudante, estas metodologias tendem a potencializar o engajamento, a participação e a autonomia dos discentes. Nesta pesquisa, considerou-se a aula externa como uma prática pedagógica em um espaço de educação não-formal, que compartilha elementos próprios das metodologias ativas. Esta ação é desenvolvida fora do ambiente escolar (modelo não-tradicional de aula), é centrada no aprendizado dos alunos e tende a motivar a participação dos estudantes, podendo apresentar dimensões lúdicas e trabalhar diferentes temas em um caráter interdisciplinar. O objeto de estudo desta pesquisa são as aulas externas realizadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). O objetivo foi identificar as correntes de pensamento sobre as aulas externas, as diretrizes que subsidiam estas ações e o seu fluxo administrativo no IFRN no Campus Canguaretama. E, para isso, nesta pesquisa qualitativa, de nível exploratório, recorrer-se-á a uma revisão bibliográfica e documental. Os resultados alcançados foram:1. A identificação de correntes teóricas sobre as aulas externas; 2. a constatação dos documentos institucionais que fundamentam as aulas externas no IFRN; 3. a compreensão do trâmite processual de uma aula externa no IFRN campus Canguaretama; e 4. A construção um fluxograma do procedimento administrativo para a aprovação de uma aula de campo. Conclui-se que esta pesquisa alcançou o seu objetivo de produziu conhecimento sobre o processo de elaboração de aulas externas no IFRN, constatou-se que as aulas externas se podem ser interpretadas como uma nova metodologia ativa ao demandar do mediador um processo eventual de planejamento pedagógico para a experiência externa ao ambiente escolar. E, projeta-se que este estudo auxiliará no aprimoramento de procedimentos internos no IFRN.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.