FORMAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR A DISTANCIA, REALIDADE OU ILUSÃO? OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113643 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6806 "inscrito_id" => 17072 "titulo" => "FORMAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR A DISTANCIA, REALIDADE OU ILUSÃO? OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE" "resumo" => "O ensino a distância (EAD) tem se tornado uma alternativa cada vez mais popular na educação superior na área da saúde. No entanto, essa modalidade apresenta desafios específicos que podem impactar a qualidade da formação desses profissionais, especialmente em um campo que requer habilidades práticas e interação direta com pacientes. Objetiva-se investigar os desafios do ensino a distância para a formação dos profissionais de saúde. Foi realizada uma revisão narrativa, abrangendo artigos científicos indexados nas bases de dados Lilacs e SciELO. Os descritores padronizados pelos Descritores em Ciências da Saúde-Decs utilizados foram “Educação a Distância”, “Formação Profissional em Saúde” e “Profissionais de Saúde” e seus correspondentes em inglês, combinados entre si através do operador booleano "and". A busca nas bases de dados ocorreu em junho de 2024, incluindo artigos dos últimos cinco anos (2019-2024) que abordavam os desafios do ensino a distância para a formação dos profissionais de saúde. Foram excluídos artigos de opinião, cartas ao editor e artigos duplicados. Os principais desafios identificados no ensino a distância para a formação de profissionais de saúde incluem: déficit de infraestrutura adequada para os alunos, dificuldades no desenvolvimento de habilidades práticas e laboratoriais, limitações na interação entre aluno-professor e aluno-paciente, menor engajamento e motivação dos estudantes, e dificuldades na avaliação de competências práticas. Além disso, foi destacada a necessidade de metodologias inovadoras e recursos tecnológicos avançados para superar essas barreiras. O EAD apresenta desafios significativos, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento de habilidades práticas. É fundamental que as instituições de ensino invistam em infraestrutura tecnológica, desenvolvam metodologias pedagógicas adaptadas ao EAD e promovam maior interação e engajamento dos alunos para garantir a qualidade da formação. Essas medidas podem contribuir para a formação de profissionais capacitados e aptos a atender as demandas do mercado de trabalho e da sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17072_TB6806_03102024171900.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIC WENDA RIBEIRO LOURENÇO" "autor_nome_curto" => "ERIC WENDA" "autor_email" => "eric.wenda@aluno.uece.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113643 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6806 "inscrito_id" => 17072 "titulo" => "FORMAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR A DISTANCIA, REALIDADE OU ILUSÃO? OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE" "resumo" => "O ensino a distância (EAD) tem se tornado uma alternativa cada vez mais popular na educação superior na área da saúde. No entanto, essa modalidade apresenta desafios específicos que podem impactar a qualidade da formação desses profissionais, especialmente em um campo que requer habilidades práticas e interação direta com pacientes. Objetiva-se investigar os desafios do ensino a distância para a formação dos profissionais de saúde. Foi realizada uma revisão narrativa, abrangendo artigos científicos indexados nas bases de dados Lilacs e SciELO. Os descritores padronizados pelos Descritores em Ciências da Saúde-Decs utilizados foram “Educação a Distância”, “Formação Profissional em Saúde” e “Profissionais de Saúde” e seus correspondentes em inglês, combinados entre si através do operador booleano "and". A busca nas bases de dados ocorreu em junho de 2024, incluindo artigos dos últimos cinco anos (2019-2024) que abordavam os desafios do ensino a distância para a formação dos profissionais de saúde. Foram excluídos artigos de opinião, cartas ao editor e artigos duplicados. Os principais desafios identificados no ensino a distância para a formação de profissionais de saúde incluem: déficit de infraestrutura adequada para os alunos, dificuldades no desenvolvimento de habilidades práticas e laboratoriais, limitações na interação entre aluno-professor e aluno-paciente, menor engajamento e motivação dos estudantes, e dificuldades na avaliação de competências práticas. Além disso, foi destacada a necessidade de metodologias inovadoras e recursos tecnológicos avançados para superar essas barreiras. O EAD apresenta desafios significativos, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento de habilidades práticas. É fundamental que as instituições de ensino invistam em infraestrutura tecnológica, desenvolvam metodologias pedagógicas adaptadas ao EAD e promovam maior interação e engajamento dos alunos para garantir a qualidade da formação. Essas medidas podem contribuir para a formação de profissionais capacitados e aptos a atender as demandas do mercado de trabalho e da sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17072_TB6806_03102024171900.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIC WENDA RIBEIRO LOURENÇO" "autor_nome_curto" => "ERIC WENDA" "autor_email" => "eric.wenda@aluno.uece.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }