O presente relato aborda as experiências vivenciadas no Programa Residência Pedagógica (PRP) e sua influência na formação inicial docente. Durante o programa os residentes são inseridos na rotina da escola-campo por 18 (dezoito) meses, para ser acompanhado e orientado por profissionais mais experientes, especialmente os professores preceptores do PRP, o qual é responsável pelo acompanhamento e pelas orientações relativas à regência e aos planejamentos. Este convívio mais próximo com alunos das escolas campo, colegas professores veteranos e a realidade escolar, possibilitam a adaptação do residente ao contexto escolar e às metodologias de ensino e do desenvolvimento de habilidades essenciais na prática docente. Estas são experiências fundamentais com as turmas, a elaboração e execução de propostas pedagógicas, bem como a melhoria de habilidades já existentes, o que por si só já justifica se relatar a experiência. Metodologicamente o texto se fundamenta em pesquisa bibliográfica, definida por Gil (2002), como aquela que é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído, principalmente referente a livros e artigos científicos. De acordo com o autor, esse método tem como principal vantagem permitir que o pesquisador tome como base uma grande variedade de fenômenos do que seria possível estudar diretamente no contexto da experiência. O contexto da experiência foi uma escola pública estadual da cidade de Balsas MA. A atuação em regência se deu com alunos do ensino medi. Essa imersão completa na educação escolar contribuiu significativamente para a construção da identidade docente, permitindo que os residentes compreendam e atuem em todas as esferas do processo educacional. Assim, o Programa Residência Pedagógica não apenas oferece uma experiência prática valiosa, mas também promove um ambiente propício para o desenvolvimento profissional e pessoal dos futuros educadores, preparando-os de forma abrangente e eficaz para sua futura atuação no campo da educação.