O Grupo de Pesquisa em Educação, Museu, Cultura e Infância (GEPEMCI/PUC-Rio) investiga, desde 2010, ações educativas voltadas para as crianças em museus e centros culturais, público pouco contemplado por esses espaços. Frente à pandemia da COVID-19, muitas dessas instituições fecharam suas portas ao público. Ao abordar a importância de atividades educativas voltadas às crianças em museus e centros culturais, ressaltamos a necessidade de se respeitar as especificidades da infância e, também, potencializar o encontro das crianças com a cultura. Diversas pesquisas, em 2020, destacam o valor da manutenção de atividades culturais, independentemente do padrão sanitário vigente. Neste cenário, se delineia o objetivo do presente trabalho: investigar as estratégias de educação museal, desenvolvidas por museus e centros culturais do Brasil para crianças de 0 a 10 anos no contexto de pandemia, com foco na sua atuação on-line. Foram enviados questionários a 3.885 instituições museais do Brasil, registrados no Cadastro Nacional de Museus (IBRAM), obtendo-se respostas de 417 instituições. Deste total, 127 (30%) declararam ter realizado atividades educativas voltadas para crianças durante a pandemia, incluindo em mais de 80% desses casos a modalidade on-line. A diversidade das atividades oferecidas foi constatada e as mais citadas foram: lives, visita mediada virtual e contação de história. A realização das ações se deu a partir de meios também variados, com destaque para Facebook, Instagram e YouTube, com uso de algum recurso de acessibilidade em apenas 40% dos casos. O público escolar (62%) foi o público-alvo mais citado, seguido do familiar (43%). A divulgação das atividades foi realizada, principalmente, por redes sociais e outras ferramentas digitais. Foi também possível identificar que os objetivos dessas atividades estavam relacionados: à manutenção do vínculo com o público, à promoção de momentos de interação social e a dar acesso ao acervo do museu, por meios digitais.