Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO LITERÁRIO COMO FONTE INESGOTÁVEL DA LEITURA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114570
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8147
    "inscrito_id" => 12692
    "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO COMO FONTE INESGOTÁVEL DA LEITURA"
    "resumo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO COMO FONTE INESGOTÁVEL DA LEITURA Alessandra Bezerra dos Santos Andrade Joana Batista de Souza Izaira Aparecida da Silva Kenia Adriana de Aquino RESUMO Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e do Grupo de Pesquisa Alfabetização e Letramento (Alfale) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Tal pesquisa justifica-se pela reflexão acerca da necessidade não só de identificar e discutir a produção e a circulação dos livros literários, mas também de descrever as práticas de leitura realizadas nas diferentes instâncias da experiência pessoal do aluno. O objetivo geral é mapear e analisar o conhecimento produzido teórico-prático de publicações de eventos da área (teses e dissertações produzidas) sobre letramento literário e/ou educação literária, aliados às estratégias de leitura e aos paratextos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, entre 2015-2025. Os objetivos específicos que permeiam a presente investigação são: (I) analisar teoricamente o letramento literário e educação literária, estratégias de leitura e paratextos; (II) mapear publicações de eventos da área que articulem práticas de formação do leitor (letramento literário/educação literária) com estratégias de leitura e paratextos nos anos iniciais do Ensino Fundamental; (III) avaliar como essas publicações tratam o letramento literário, a educação literária, as estratégias de leitura e os paratextos na construção de sentidos. A metodologia adotada é a pesquisa quanti-qualitativa de cunho bibliográfico, descritivo, explicativo, exploratório e Estado da Arte. Como resultado preliminar da pesquisa realizou-se pelo repositório BDTD, existem mais pesquisas que falam sobre letramento literário do que Educação literária e não aparecem muitos resultados de Estratégias de leitura e Paratextos. Palavras-chave: Letramento literário, Estratégias de leitura, Paratextos, Formação do leitor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12692_TB8147_27102024130426.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESSANDRA BEZERRA DOS SANTOS ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "Alessandra Beze"
    "autor_email" => "alezinhabezerra@outlook.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114570
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8147
    "inscrito_id" => 12692
    "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO COMO FONTE INESGOTÁVEL DA LEITURA"
    "resumo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO COMO FONTE INESGOTÁVEL DA LEITURA Alessandra Bezerra dos Santos Andrade Joana Batista de Souza Izaira Aparecida da Silva Kenia Adriana de Aquino RESUMO Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e do Grupo de Pesquisa Alfabetização e Letramento (Alfale) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Tal pesquisa justifica-se pela reflexão acerca da necessidade não só de identificar e discutir a produção e a circulação dos livros literários, mas também de descrever as práticas de leitura realizadas nas diferentes instâncias da experiência pessoal do aluno. O objetivo geral é mapear e analisar o conhecimento produzido teórico-prático de publicações de eventos da área (teses e dissertações produzidas) sobre letramento literário e/ou educação literária, aliados às estratégias de leitura e aos paratextos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, entre 2015-2025. Os objetivos específicos que permeiam a presente investigação são: (I) analisar teoricamente o letramento literário e educação literária, estratégias de leitura e paratextos; (II) mapear publicações de eventos da área que articulem práticas de formação do leitor (letramento literário/educação literária) com estratégias de leitura e paratextos nos anos iniciais do Ensino Fundamental; (III) avaliar como essas publicações tratam o letramento literário, a educação literária, as estratégias de leitura e os paratextos na construção de sentidos. A metodologia adotada é a pesquisa quanti-qualitativa de cunho bibliográfico, descritivo, explicativo, exploratório e Estado da Arte. Como resultado preliminar da pesquisa realizou-se pelo repositório BDTD, existem mais pesquisas que falam sobre letramento literário do que Educação literária e não aparecem muitos resultados de Estratégias de leitura e Paratextos. Palavras-chave: Letramento literário, Estratégias de leitura, Paratextos, Formação do leitor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12692_TB8147_27102024130426.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESSANDRA BEZERRA DOS SANTOS ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "Alessandra Beze"
    "autor_email" => "alezinhabezerra@outlook.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

LETRAMENTO LITERÁRIO COMO FONTE INESGOTÁVEL DA LEITURA Alessandra Bezerra dos Santos Andrade Joana Batista de Souza Izaira Aparecida da Silva Kenia Adriana de Aquino RESUMO Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e do Grupo de Pesquisa Alfabetização e Letramento (Alfale) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Tal pesquisa justifica-se pela reflexão acerca da necessidade não só de identificar e discutir a produção e a circulação dos livros literários, mas também de descrever as práticas de leitura realizadas nas diferentes instâncias da experiência pessoal do aluno. O objetivo geral é mapear e analisar o conhecimento produzido teórico-prático de publicações de eventos da área (teses e dissertações produzidas) sobre letramento literário e/ou educação literária, aliados às estratégias de leitura e aos paratextos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, entre 2015-2025. Os objetivos específicos que permeiam a presente investigação são: (I) analisar teoricamente o letramento literário e educação literária, estratégias de leitura e paratextos; (II) mapear publicações de eventos da área que articulem práticas de formação do leitor (letramento literário/educação literária) com estratégias de leitura e paratextos nos anos iniciais do Ensino Fundamental; (III) avaliar como essas publicações tratam o letramento literário, a educação literária, as estratégias de leitura e os paratextos na construção de sentidos. A metodologia adotada é a pesquisa quanti-qualitativa de cunho bibliográfico, descritivo, explicativo, exploratório e Estado da Arte. Como resultado preliminar da pesquisa realizou-se pelo repositório BDTD, existem mais pesquisas que falam sobre letramento literário do que Educação literária e não aparecem muitos resultados de Estratégias de leitura e Paratextos. Palavras-chave: Letramento literário, Estratégias de leitura, Paratextos, Formação do leitor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.