LETRAMENTO LITERÁRIO COMO FONTE INESGOTÁVEL DA LEITURA Alessandra Bezerra dos Santos Andrade Joana Batista de Souza Izaira Aparecida da Silva Kenia Adriana de Aquino RESUMO Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e do Grupo de Pesquisa Alfabetização e Letramento (Alfale) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Tal pesquisa justifica-se pela reflexão acerca da necessidade não só de identificar e discutir a produção e a circulação dos livros literários, mas também de descrever as práticas de leitura realizadas nas diferentes instâncias da experiência pessoal do aluno. O objetivo geral é mapear e analisar o conhecimento produzido teórico-prático de publicações de eventos da área (teses e dissertações produzidas) sobre letramento literário e/ou educação literária, aliados às estratégias de leitura e aos paratextos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, entre 2015-2025. Os objetivos específicos que permeiam a presente investigação são: (I) analisar teoricamente o letramento literário e educação literária, estratégias de leitura e paratextos; (II) mapear publicações de eventos da área que articulem práticas de formação do leitor (letramento literário/educação literária) com estratégias de leitura e paratextos nos anos iniciais do Ensino Fundamental; (III) avaliar como essas publicações tratam o letramento literário, a educação literária, as estratégias de leitura e os paratextos na construção de sentidos. A metodologia adotada é a pesquisa quanti-qualitativa de cunho bibliográfico, descritivo, explicativo, exploratório e Estado da Arte. Como resultado preliminar da pesquisa realizou-se pelo repositório BDTD, existem mais pesquisas que falam sobre letramento literário do que Educação literária e não aparecem muitos resultados de Estratégias de leitura e Paratextos. Palavras-chave: Letramento literário, Estratégias de leitura, Paratextos, Formação do leitor.