DESVELANDO CAMINHOS: REFLEXÕES SOBRE O PERCURSO FORMATIVO DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109385 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 735 "inscrito_id" => 5379 "titulo" => "DESVELANDO CAMINHOS: REFLEXÕES SOBRE O PERCURSO FORMATIVO DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A busca pela produção de reflexões sobre o percurso formativo de professores da Educação Básica pode ser um motor de transformação, a partir da reconstrução de experiências e ressignificação da sua própria prática, o que concebe as abordagens narrativas um potencial investigativo dos modos de produção da vida. Frente ao exposto, o presente trabalho tem como objetivo investigar o percurso formativo de um professor de matemática do ensino médio de uma instituição pública do município de Vitória da Conquista, Bahia. Como aportes teóricos norteadores, debruçamo-nos em autores que discutem as temática percurso formativo na formação de professores de matemática, com vistas para as complexidades que atravessam o ensino médio. Como procedimentos metodológicos, adotamos a pesquisa narrativa autobiográfica, na qual, para a produção dos dados, utilizamos a técnica da entrevista narrativa autobiográfica (ENA), realizada com um professor de matemática do ensino médio, via Google Meet, no ano de 2023, durante o componente de estágio supervisionado III do curso de licenciatura em matemática da UESB, campus de Vitória da Conquista/BA. Os dados foram transcritos e estão sendo analisados com a ótica da análise de narrativas. Como resultados preliminares deste estudo, sinalizamos que as experiências compartilhadas foram um meio de ressignificação das práticas como professor, o que nos coloca em um movimento formativo, crítico e reflexivo sobre o nosso percurso formativo também. De maneira mais específica, durante a entrevista, o participante compartilhou sua trajetória de formação, desde a decisão de tornar-se professor de matemática, bem como seus anseios e dificuldades, demonstrando uma relação muito próxima com a educação. Dessa forma, nossas escritas convergem para a construção de espaços de reflexão para com a produção narrativa na formação de professores de matemática, dando subsídios para que outros profissionais dialoguem sobre o seu percurso, revisitando as suas experiências e atribuindo significados ao seu processo identitário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID5379_TB735_29022024091024.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERSON DOS SANTOS FARIAS" "autor_nome_curto" => "Gerson Farias" "autor_email" => "gerson.farias@uesb.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109385 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 735 "inscrito_id" => 5379 "titulo" => "DESVELANDO CAMINHOS: REFLEXÕES SOBRE O PERCURSO FORMATIVO DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A busca pela produção de reflexões sobre o percurso formativo de professores da Educação Básica pode ser um motor de transformação, a partir da reconstrução de experiências e ressignificação da sua própria prática, o que concebe as abordagens narrativas um potencial investigativo dos modos de produção da vida. Frente ao exposto, o presente trabalho tem como objetivo investigar o percurso formativo de um professor de matemática do ensino médio de uma instituição pública do município de Vitória da Conquista, Bahia. Como aportes teóricos norteadores, debruçamo-nos em autores que discutem as temática percurso formativo na formação de professores de matemática, com vistas para as complexidades que atravessam o ensino médio. Como procedimentos metodológicos, adotamos a pesquisa narrativa autobiográfica, na qual, para a produção dos dados, utilizamos a técnica da entrevista narrativa autobiográfica (ENA), realizada com um professor de matemática do ensino médio, via Google Meet, no ano de 2023, durante o componente de estágio supervisionado III do curso de licenciatura em matemática da UESB, campus de Vitória da Conquista/BA. Os dados foram transcritos e estão sendo analisados com a ótica da análise de narrativas. Como resultados preliminares deste estudo, sinalizamos que as experiências compartilhadas foram um meio de ressignificação das práticas como professor, o que nos coloca em um movimento formativo, crítico e reflexivo sobre o nosso percurso formativo também. De maneira mais específica, durante a entrevista, o participante compartilhou sua trajetória de formação, desde a decisão de tornar-se professor de matemática, bem como seus anseios e dificuldades, demonstrando uma relação muito próxima com a educação. Dessa forma, nossas escritas convergem para a construção de espaços de reflexão para com a produção narrativa na formação de professores de matemática, dando subsídios para que outros profissionais dialoguem sobre o seu percurso, revisitando as suas experiências e atribuindo significados ao seu processo identitário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID5379_TB735_29022024091024.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERSON DOS SANTOS FARIAS" "autor_nome_curto" => "Gerson Farias" "autor_email" => "gerson.farias@uesb.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }