A formação continuada de professores, é de fato, um dos indicadores principais de qualidade de um sistema educacional. Nesse processo de formação contínua, temos a formação em serviço centrada na escola como um potencial dentro da perspectiva do cotidiano escolar, do desenvolvimento profissional docente e das necessidades pedagógicas da escola. Percebe-se que, novas concepções formativas têm surgido e estudiosos como Nóvoa (1992), Garcia(1992, 1999), Canário (1994, 1999), Imbernóm (2000), Santos (2010), Placco (2010), Tardif (2014) têm apontado, em especial, a escola como lócus privilegiado à formação e desenvolvimento profissional do professor. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa é analisar a literatura sobre os diálogos estabelecidos sobre a formação continuada em serviço, centrada na escola, de professores de ciências da natureza. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde será realizado um levantamento bibliográfico de documentos científicos dos anos de 2013 a 2023, de dois eventos importantes para a área de educação e para o ensino de ciências no país. Os dados serão analisados à luz do arcabouço teórico pertinente. Os resultados indicaram que a formação continuada em serviço que ocorre na escola fornece um diferencial na autonomia docente, ela é mais colaborativa e atende mais as necessidades formativas dos professores. Além disso, ela também prioriza a coletividade, o contexto escolar, os saberes docentes e a valorização da reflexão e sistematização das estratégias de ensino, permitindo um posicionamento crítico dos docentes em relação à sua prática docente. Palavras-chave: Formação continuada em serviço de professores, Ciências da natureza, autonomia docente.