Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

"SOU RESPONSÁVEL E JÁ SEI LER" DESPERTANDO OS ALUNOS PARA O MUNDO DA LEITURA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111374
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3517
    "inscrito_id" => 9803
    "titulo" => ""SOU RESPONSÁVEL E JÁ SEI LER" DESPERTANDO OS ALUNOS PARA O MUNDO DA LEITURA"
    "resumo" => "Aprender é um processo progressivo e constante que ocorre ao longo das nossas vidas e nos leva a conhecer algo novo. Nesse sentido, a leitura, no ambiente, escolar se torna fundamental, visto que na realização das atividades o educando amplia não apenas o seu vocabulário, mas também o acesso à diferentes realidades e culturas. Nas escolas públicas com uma clientela de alta vulnerabilidade, observa-se que muitos alunos saem do Ensino Fundamental com sérias dificuldades na leitura, posto que não há acompanhamento familiar para a realização das atividades escolares e desenvolvimento da fluência leitora. Nesse contexto, foi desenvolvida uma experiência em uma escola da rede pública municipal de Fortaleza nomeada “Sou responsável e já sei ler” com as turmas do 2º ano do Ensino Fundamental, observando a necessidade de desenvolver a fluência leitora e de promover o acompanhamento familiar nas atividades escolares, incentivando o gosto e prazer pela leitura. Justificamos a escolha de uma metodologia qualitativa visto que o aporte bibliográfico contribuiu de forma significativa para os resultados do trabalho, destacamos Magda Soares e a BNCC. O objetivo do trabalho foi despertar nas crianças o desejo pela leitura, fazendo com que elas percebessem a importância do ato de ler para a sua prática social. Na nossa realidade, a maioria das crianças chegam ao 2º ano lendo somente palavras canônicas. Intencionando nesse despertar para a leitura, tínhamos como segunda finalidade conscientizar as famílias acerca da importância do acompanhamento da vida escolar dos alunos. Ao final do desenvolvimento do trabalho, percebemos que os alunos que se envolveram de forma ativa nas atividades, avançaram na sua fluência leitora, consequentemente seu processo de escrita teve ganhos significativos dentro da escrita alfabética, diminuindo os erros ortográficos e marcas de oralidade em seus escritos. Muitas crianças entenderam o significado de ser protagonista em seu processo de aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9803_TB3517_27102024225643.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TATIANA FERREIRA DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "Tatiana Medeiro"
    "autor_email" => "tatianamedeiros592@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111374
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3517
    "inscrito_id" => 9803
    "titulo" => ""SOU RESPONSÁVEL E JÁ SEI LER" DESPERTANDO OS ALUNOS PARA O MUNDO DA LEITURA"
    "resumo" => "Aprender é um processo progressivo e constante que ocorre ao longo das nossas vidas e nos leva a conhecer algo novo. Nesse sentido, a leitura, no ambiente, escolar se torna fundamental, visto que na realização das atividades o educando amplia não apenas o seu vocabulário, mas também o acesso à diferentes realidades e culturas. Nas escolas públicas com uma clientela de alta vulnerabilidade, observa-se que muitos alunos saem do Ensino Fundamental com sérias dificuldades na leitura, posto que não há acompanhamento familiar para a realização das atividades escolares e desenvolvimento da fluência leitora. Nesse contexto, foi desenvolvida uma experiência em uma escola da rede pública municipal de Fortaleza nomeada “Sou responsável e já sei ler” com as turmas do 2º ano do Ensino Fundamental, observando a necessidade de desenvolver a fluência leitora e de promover o acompanhamento familiar nas atividades escolares, incentivando o gosto e prazer pela leitura. Justificamos a escolha de uma metodologia qualitativa visto que o aporte bibliográfico contribuiu de forma significativa para os resultados do trabalho, destacamos Magda Soares e a BNCC. O objetivo do trabalho foi despertar nas crianças o desejo pela leitura, fazendo com que elas percebessem a importância do ato de ler para a sua prática social. Na nossa realidade, a maioria das crianças chegam ao 2º ano lendo somente palavras canônicas. Intencionando nesse despertar para a leitura, tínhamos como segunda finalidade conscientizar as famílias acerca da importância do acompanhamento da vida escolar dos alunos. Ao final do desenvolvimento do trabalho, percebemos que os alunos que se envolveram de forma ativa nas atividades, avançaram na sua fluência leitora, consequentemente seu processo de escrita teve ganhos significativos dentro da escrita alfabética, diminuindo os erros ortográficos e marcas de oralidade em seus escritos. Muitas crianças entenderam o significado de ser protagonista em seu processo de aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9803_TB3517_27102024225643.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TATIANA FERREIRA DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "Tatiana Medeiro"
    "autor_email" => "tatianamedeiros592@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Aprender é um processo progressivo e constante que ocorre ao longo das nossas vidas e nos leva a conhecer algo novo. Nesse sentido, a leitura, no ambiente, escolar se torna fundamental, visto que na realização das atividades o educando amplia não apenas o seu vocabulário, mas também o acesso à diferentes realidades e culturas. Nas escolas públicas com uma clientela de alta vulnerabilidade, observa-se que muitos alunos saem do Ensino Fundamental com sérias dificuldades na leitura, posto que não há acompanhamento familiar para a realização das atividades escolares e desenvolvimento da fluência leitora. Nesse contexto, foi desenvolvida uma experiência em uma escola da rede pública municipal de Fortaleza nomeada “Sou responsável e já sei ler” com as turmas do 2º ano do Ensino Fundamental, observando a necessidade de desenvolver a fluência leitora e de promover o acompanhamento familiar nas atividades escolares, incentivando o gosto e prazer pela leitura. Justificamos a escolha de uma metodologia qualitativa visto que o aporte bibliográfico contribuiu de forma significativa para os resultados do trabalho, destacamos Magda Soares e a BNCC. O objetivo do trabalho foi despertar nas crianças o desejo pela leitura, fazendo com que elas percebessem a importância do ato de ler para a sua prática social. Na nossa realidade, a maioria das crianças chegam ao 2º ano lendo somente palavras canônicas. Intencionando nesse despertar para a leitura, tínhamos como segunda finalidade conscientizar as famílias acerca da importância do acompanhamento da vida escolar dos alunos. Ao final do desenvolvimento do trabalho, percebemos que os alunos que se envolveram de forma ativa nas atividades, avançaram na sua fluência leitora, consequentemente seu processo de escrita teve ganhos significativos dentro da escrita alfabética, diminuindo os erros ortográficos e marcas de oralidade em seus escritos. Muitas crianças entenderam o significado de ser protagonista em seu processo de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.