Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MÉTODO GRAMÁTICA-TRADUÇÃO E O GOOGLE DOCS: PARCERIA NA ESCRITA COLABORATIVA EM LÍNGUA ESPANHOLA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111997
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4449
    "inscrito_id" => 4669
    "titulo" => "MÉTODO GRAMÁTICA-TRADUÇÃO E O GOOGLE DOCS: PARCERIA NA ESCRITA COLABORATIVA EM LÍNGUA ESPANHOLA."
    "resumo" => "O ensino de língua estrangeria vem recebendo contribuições significativas no âmbito das tecnologias digitais, tendo em vista a multiplicidade de possibilidades de auxílios no processo de ensino e aprendizagem de outro idioma, direcionando a competências específicas, como a escrita, leitura e entre outras. Considerando a necessidade do desenvolvimento da escrita em língua estrangeira, com ênfase no espanhol, contamos com o Google Docs como ferramenta tecnológica de apoio a escrita criativa nas aulas do idioma. A partir de reflexões sobre as teorias de ensino e aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE), desenvolvemos reflexões sobre o Método Gramática-Tradução (MGT) como ponto de partida na proposta de escrita no idioma meta, baseado no relato do professor de espanhol e suas percepções ao realizar essa ação de escrita colaborativa e criativa em uma turma da disciplina de Linguística Aplicada (LA) do curso de Letras Espanhol. Diante da vivência descrita, temos como objetivo geral apresentar a discussão, a partir do relato do professor da disciplina de LA, teórica sobre a prática da escrita colaborativa em ELE guiada pelo MGT. Direcionando-se para objetivos específicos de i. revisitar os conceitos teóricos sobre o MGT no ensino de espanhol; ii. usar o Google Docs como ferramenta para a prática de escrita colaborativa em ELE; iii. conciliar a base teórica com a prática do uso da tecnologia digital na produção escrita, como representada pelo relato de vivência do professor. Compondo, portanto, uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, em que se propõe a apresentar o relato de experiência de escrita em língua estrangeira com o auxilio do Google sob novas perspectivas de ensino sobre o MGT. Contanto com as contribuições teóricas de Oliveira (2021), Richards; Rodgers (2009), Silva; Sousa (2024) em discussões sobre o ensino de ELE e uso de tecnologias digitais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4669_TB4449_28102024002529.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAIO CÉSAR PINHEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KAIO CÉSAR"
    "autor_email" => "profkaioczar@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111997
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4449
    "inscrito_id" => 4669
    "titulo" => "MÉTODO GRAMÁTICA-TRADUÇÃO E O GOOGLE DOCS: PARCERIA NA ESCRITA COLABORATIVA EM LÍNGUA ESPANHOLA."
    "resumo" => "O ensino de língua estrangeria vem recebendo contribuições significativas no âmbito das tecnologias digitais, tendo em vista a multiplicidade de possibilidades de auxílios no processo de ensino e aprendizagem de outro idioma, direcionando a competências específicas, como a escrita, leitura e entre outras. Considerando a necessidade do desenvolvimento da escrita em língua estrangeira, com ênfase no espanhol, contamos com o Google Docs como ferramenta tecnológica de apoio a escrita criativa nas aulas do idioma. A partir de reflexões sobre as teorias de ensino e aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE), desenvolvemos reflexões sobre o Método Gramática-Tradução (MGT) como ponto de partida na proposta de escrita no idioma meta, baseado no relato do professor de espanhol e suas percepções ao realizar essa ação de escrita colaborativa e criativa em uma turma da disciplina de Linguística Aplicada (LA) do curso de Letras Espanhol. Diante da vivência descrita, temos como objetivo geral apresentar a discussão, a partir do relato do professor da disciplina de LA, teórica sobre a prática da escrita colaborativa em ELE guiada pelo MGT. Direcionando-se para objetivos específicos de i. revisitar os conceitos teóricos sobre o MGT no ensino de espanhol; ii. usar o Google Docs como ferramenta para a prática de escrita colaborativa em ELE; iii. conciliar a base teórica com a prática do uso da tecnologia digital na produção escrita, como representada pelo relato de vivência do professor. Compondo, portanto, uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, em que se propõe a apresentar o relato de experiência de escrita em língua estrangeira com o auxilio do Google sob novas perspectivas de ensino sobre o MGT. Contanto com as contribuições teóricas de Oliveira (2021), Richards; Rodgers (2009), Silva; Sousa (2024) em discussões sobre o ensino de ELE e uso de tecnologias digitais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4669_TB4449_28102024002529.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAIO CÉSAR PINHEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KAIO CÉSAR"
    "autor_email" => "profkaioczar@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O ensino de língua estrangeria vem recebendo contribuições significativas no âmbito das tecnologias digitais, tendo em vista a multiplicidade de possibilidades de auxílios no processo de ensino e aprendizagem de outro idioma, direcionando a competências específicas, como a escrita, leitura e entre outras. Considerando a necessidade do desenvolvimento da escrita em língua estrangeira, com ênfase no espanhol, contamos com o Google Docs como ferramenta tecnológica de apoio a escrita criativa nas aulas do idioma. A partir de reflexões sobre as teorias de ensino e aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE), desenvolvemos reflexões sobre o Método Gramática-Tradução (MGT) como ponto de partida na proposta de escrita no idioma meta, baseado no relato do professor de espanhol e suas percepções ao realizar essa ação de escrita colaborativa e criativa em uma turma da disciplina de Linguística Aplicada (LA) do curso de Letras Espanhol. Diante da vivência descrita, temos como objetivo geral apresentar a discussão, a partir do relato do professor da disciplina de LA, teórica sobre a prática da escrita colaborativa em ELE guiada pelo MGT. Direcionando-se para objetivos específicos de i. revisitar os conceitos teóricos sobre o MGT no ensino de espanhol; ii. usar o Google Docs como ferramenta para a prática de escrita colaborativa em ELE; iii. conciliar a base teórica com a prática do uso da tecnologia digital na produção escrita, como representada pelo relato de vivência do professor. Compondo, portanto, uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, em que se propõe a apresentar o relato de experiência de escrita em língua estrangeira com o auxilio do Google sob novas perspectivas de ensino sobre o MGT. Contanto com as contribuições teóricas de Oliveira (2021), Richards; Rodgers (2009), Silva; Sousa (2024) em discussões sobre o ensino de ELE e uso de tecnologias digitais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.