LITERATURA DE CORDEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE EM CRIANÇAS PEQUENAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114756 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8404 "inscrito_id" => 20103 "titulo" => "LITERATURA DE CORDEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE EM CRIANÇAS PEQUENAS" "resumo" => "Este trabalho apresenta as conclusões parciais de uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, cujo objetivo geral é analisar as contribuições da literatura de cordel na Educação Infantil para o desenvolvimento da oralidade das crianças. No que se refere aos fundamentos teórico-metodológicos, elegemos como principais autores: Conde (2013), Gonçalves (2009), Ibiapina (2008), Lúcio e Pinheiro (2012) e Freire (2013), dentre outros. A pesquisa é de natureza qualitativa com intervenção, realizada numa turma de crianças na faixa etária de 4 a 5 anos. A intervenção constou de 10 sessões formativas de estudos sobre o cordel e a prática pedagógica na Educação Infantil, ministradas pelo pesquisador para a professora da turma, que se comprometeu de implementar a leitura e a discussão sobre o cordel na sala de referência. Quanto aos resultados, a professora revelou não ter recebido formação para trabalhar com o cordel durante o curso de Pedagogia. Não obstante, expressou que a intervenção favoreceu fundamentos teóricos e práticos à abordagem do gênero. Dessa forma, compreendemos a importância da formação continuada para os docentes enquanto leitores e formadores de leitores a partir da literatura de cordel por ser um gênero. Quanto ao desenvolvimento da oralidade das crianças, a professora expressou que a leitura de cordel revela-se significativa, pois propicia a expressividade das crianças, que se mostram motivadas a falar sobre os temas cotidianos abordados nos cordéis; além da expressividade, a ampliação do vocabulário e a percepção da sonoridade (rimas) presente na estrutura do texto além do próprio brincar com as palavras. À guisa de conclusão, constatamos que é possível inovar as práticas pedagógicas tendo a literatura de cordel como manifestação cultural relevante ao desenvolvimento da oralidade das crianças pequenos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20103_TB8404_21102024150033.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDVAN GONÇALVES GOMES" "autor_nome_curto" => "EDVAN" "autor_email" => "edvangomes6@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114756 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8404 "inscrito_id" => 20103 "titulo" => "LITERATURA DE CORDEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE EM CRIANÇAS PEQUENAS" "resumo" => "Este trabalho apresenta as conclusões parciais de uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, cujo objetivo geral é analisar as contribuições da literatura de cordel na Educação Infantil para o desenvolvimento da oralidade das crianças. No que se refere aos fundamentos teórico-metodológicos, elegemos como principais autores: Conde (2013), Gonçalves (2009), Ibiapina (2008), Lúcio e Pinheiro (2012) e Freire (2013), dentre outros. A pesquisa é de natureza qualitativa com intervenção, realizada numa turma de crianças na faixa etária de 4 a 5 anos. A intervenção constou de 10 sessões formativas de estudos sobre o cordel e a prática pedagógica na Educação Infantil, ministradas pelo pesquisador para a professora da turma, que se comprometeu de implementar a leitura e a discussão sobre o cordel na sala de referência. Quanto aos resultados, a professora revelou não ter recebido formação para trabalhar com o cordel durante o curso de Pedagogia. Não obstante, expressou que a intervenção favoreceu fundamentos teóricos e práticos à abordagem do gênero. Dessa forma, compreendemos a importância da formação continuada para os docentes enquanto leitores e formadores de leitores a partir da literatura de cordel por ser um gênero. Quanto ao desenvolvimento da oralidade das crianças, a professora expressou que a leitura de cordel revela-se significativa, pois propicia a expressividade das crianças, que se mostram motivadas a falar sobre os temas cotidianos abordados nos cordéis; além da expressividade, a ampliação do vocabulário e a percepção da sonoridade (rimas) presente na estrutura do texto além do próprio brincar com as palavras. À guisa de conclusão, constatamos que é possível inovar as práticas pedagógicas tendo a literatura de cordel como manifestação cultural relevante ao desenvolvimento da oralidade das crianças pequenos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20103_TB8404_21102024150033.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDVAN GONÇALVES GOMES" "autor_nome_curto" => "EDVAN" "autor_email" => "edvangomes6@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }