O presente trabalho tem como propósito explorar o uso da metodologia ativa Júri Simulado para a reflexão do tema “Modernidade Líquida” de Zygmunt Bauman, nas aulas de Sociologia da EEEP Júlio França, no Município de Bela Cruz. Trata-se de uma ferramenta avaliativa utilizada nas quatro turmas de segundos anos, em alusão às discussões referentes ao macrotema “Globalização”, durante o período de junho de 2024. Levando em consideração estratégias pedagógicas de promoção do protagonismo e autonomia dos alunos, este recurso fornece a oportunidade de, em meio a procedimentos de formulação da acusação e da defesa, reunião de provas e a arguição, potencializar a participação dos discentes como diretamente responsáveis pelo seu processo de aprendizado. Através das etapas do certame e desenvoltura artística, o aprendizado é posto em prática. Nos estudos realizados por Monteiro, Pissaia e Thomas (2018) tal estratégia permite o envolvimento em todos os momentos da construção do conhecimento, da mobilidade à síntese, pela sua característica em possibilitar o envolvimento de um grande número de alunos. No que diz respeito ao certame, o trajeto dar-se-á com a distribuição da sala entre opositores e defensores; propositura dos momentos de estudos e preparação detidamente voltados à questão a ser colocada em plenário no que diz respeito à liquidez moderna, realização do próprio tribunal e, por último, para fins de consolidação da prática, aplicação de formulário qualiquantitativo como feedback da intervenção proposta.