As oportunidades para os licenciandos se aprimorarem é de extrema importância para a formação completa do profissional. Por essa perspectiva, o Programa de Residência Pedagógica desempenha um papel essencial na formação de docentes, contribuindo de maneira significativa para o preparo profissional dos futuros professores. Ao oferecer aos discentes a oportunidade de vivenciar o ambiente escolar real, a imersão prática permite que os conhecimentos teóricos adquiridos durante a formação acadêmica sejam aplicados de maneira concreta, ajudando os futuros professores a entenderem como adaptar teorias e métodos ao contexto real da sala de aula. Assim, este presente relato de experiência tem por objetivo expor as vivências durante o processo de formação docente na participação do Programa de Residência Pedagógica, tendo como Sub-Projeto: “Saberes Tecidos em Escritas e Leituras”, realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jarbas Passarinho, em Belém-PA. Nesse sentido, consta neste material a descrição de como a teoria científica é aplicada na Educação Básica, contribuindo para a formação profissional prática do curso de Letras – Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pará. Desse modo, este material aborda as oportunidades de criação e planejamento de atividades criativas, tendo como base a Sequência Didática e a Pedagogia dos Multiletramentos. Além disso, este estudo busca expor as realizações metodológicas e as práticas docentes, que possibilitaram o preparo profissional. Assim, o envolvimento no âmbito escolar indicam, de maneira concernente à experiência acadêmica e ao saber educacional, que o Programa de Residência Pedagógica não só corrobora o aprimoramento das técnicas de ensino e aprendizagem mas também favorece o aperfeiçoamento profissional.