Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DOCENTE: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO PREPARO PROFISSIONAL EM LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112746
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5512
    "inscrito_id" => 8146
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO PREPARO PROFISSIONAL EM LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "As oportunidades para os licenciandos se aprimorarem é de extrema importância para a formação completa do profissional. Por essa perspectiva, o Programa de Residência Pedagógica desempenha um papel essencial na formação de docentes, contribuindo de maneira significativa para o preparo profissional dos futuros professores. Ao oferecer aos discentes a oportunidade de vivenciar o ambiente escolar real, a imersão prática permite que os conhecimentos teóricos adquiridos durante a formação acadêmica sejam aplicados de maneira concreta, ajudando os futuros professores a entenderem como adaptar teorias e métodos ao contexto real da sala de aula. Assim, este presente relato de experiência tem por objetivo expor as vivências durante o processo de formação docente na participação do Programa de Residência Pedagógica, tendo como Sub-Projeto: “Saberes Tecidos em Escritas e Leituras”, realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jarbas Passarinho, em Belém-PA. Nesse sentido, consta neste material a descrição de como a teoria científica é aplicada na Educação Básica, contribuindo para a formação profissional prática do curso de Letras – Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pará. Desse modo, este material aborda as oportunidades de criação e planejamento de atividades criativas, tendo como base a Sequência Didática e a Pedagogia dos Multiletramentos. Além disso, este estudo busca expor as realizações metodológicas e as práticas docentes, que possibilitaram o preparo profissional. Assim, o envolvimento no âmbito escolar indicam, de maneira concernente à experiência acadêmica e ao saber educacional, que o Programa de Residência Pedagógica não só corrobora o aprimoramento das técnicas de ensino e aprendizagem mas também favorece o aperfeiçoamento profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8146_TB5512_08102024213417.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELI HUGO PACHECO"
    "autor_nome_curto" => "Marceli"
    "autor_email" => "marcelipacheco4@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112746
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5512
    "inscrito_id" => 8146
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO PREPARO PROFISSIONAL EM LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "As oportunidades para os licenciandos se aprimorarem é de extrema importância para a formação completa do profissional. Por essa perspectiva, o Programa de Residência Pedagógica desempenha um papel essencial na formação de docentes, contribuindo de maneira significativa para o preparo profissional dos futuros professores. Ao oferecer aos discentes a oportunidade de vivenciar o ambiente escolar real, a imersão prática permite que os conhecimentos teóricos adquiridos durante a formação acadêmica sejam aplicados de maneira concreta, ajudando os futuros professores a entenderem como adaptar teorias e métodos ao contexto real da sala de aula. Assim, este presente relato de experiência tem por objetivo expor as vivências durante o processo de formação docente na participação do Programa de Residência Pedagógica, tendo como Sub-Projeto: “Saberes Tecidos em Escritas e Leituras”, realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jarbas Passarinho, em Belém-PA. Nesse sentido, consta neste material a descrição de como a teoria científica é aplicada na Educação Básica, contribuindo para a formação profissional prática do curso de Letras – Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pará. Desse modo, este material aborda as oportunidades de criação e planejamento de atividades criativas, tendo como base a Sequência Didática e a Pedagogia dos Multiletramentos. Além disso, este estudo busca expor as realizações metodológicas e as práticas docentes, que possibilitaram o preparo profissional. Assim, o envolvimento no âmbito escolar indicam, de maneira concernente à experiência acadêmica e ao saber educacional, que o Programa de Residência Pedagógica não só corrobora o aprimoramento das técnicas de ensino e aprendizagem mas também favorece o aperfeiçoamento profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8146_TB5512_08102024213417.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELI HUGO PACHECO"
    "autor_nome_curto" => "Marceli"
    "autor_email" => "marcelipacheco4@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As oportunidades para os licenciandos se aprimorarem é de extrema importância para a formação completa do profissional. Por essa perspectiva, o Programa de Residência Pedagógica desempenha um papel essencial na formação de docentes, contribuindo de maneira significativa para o preparo profissional dos futuros professores. Ao oferecer aos discentes a oportunidade de vivenciar o ambiente escolar real, a imersão prática permite que os conhecimentos teóricos adquiridos durante a formação acadêmica sejam aplicados de maneira concreta, ajudando os futuros professores a entenderem como adaptar teorias e métodos ao contexto real da sala de aula. Assim, este presente relato de experiência tem por objetivo expor as vivências durante o processo de formação docente na participação do Programa de Residência Pedagógica, tendo como Sub-Projeto: “Saberes Tecidos em Escritas e Leituras”, realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jarbas Passarinho, em Belém-PA. Nesse sentido, consta neste material a descrição de como a teoria científica é aplicada na Educação Básica, contribuindo para a formação profissional prática do curso de Letras – Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pará. Desse modo, este material aborda as oportunidades de criação e planejamento de atividades criativas, tendo como base a Sequência Didática e a Pedagogia dos Multiletramentos. Além disso, este estudo busca expor as realizações metodológicas e as práticas docentes, que possibilitaram o preparo profissional. Assim, o envolvimento no âmbito escolar indicam, de maneira concernente à experiência acadêmica e ao saber educacional, que o Programa de Residência Pedagógica não só corrobora o aprimoramento das técnicas de ensino e aprendizagem mas também favorece o aperfeiçoamento profissional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.