Desde a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental as crianças começam a querer entender o que acontece a sua volta, observando o mundo e indagando a sua realidade com uma curiosidade natural que deve ser incentivada e potencializada. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo investigar as contribuições de uma Sequência Didática (SD) freireana para a alfabetização científica de crianças numa perspectiva socioambiental na escola Municipal Professora Vilma Brito Sarmento, situada no bairro Jequiezinho no município de Jequié-BA. Para tanto este trabalho se constitui numa Pesquisa de Natureza Interventiva (PNI) na modalidade da pesquisa-ação, envolvendo a construção e implementação de uma SD, de inspiração freireana, baseada nos três momentos pedagógicos junto a 25 estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental . Os resultados do processo formativo desenvolvido apontam para a aprendizagem gradual de alguns elementos da alfabetização científica, tais como a capacidade de leitura e interpretação de textos sociocientíficos, engajamento e enfrentamento das demandas socioambientais presentes na realidade, como as questões ligadas ao lixo, ao desmatamento e à recuperação de áreas biodegradadas. Com base nesse estudo, conclui-se que a implementação da SD permitiu problematizar, organizar e aplicar conhecimentos de natureza sociocientífica no cotidiano escolar, mas também no meio social, contribuindo com o processo de aprendizagem dos estudantes, com o desenvolvimento da oralidade e da tomada de decisão, além de despertar o interesse pela ciência na formação de um cidadão crítico e atuante na sociedade.