COMO ESTÁ SENDO PROMOVIDA A EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NOS AMBIENTES ESCOLARES DE EDUCAÇÃO INFANTIL?
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111481 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3677 "inscrito_id" => 8626 "titulo" => "COMO ESTÁ SENDO PROMOVIDA A EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NOS AMBIENTES ESCOLARES DE EDUCAÇÃO INFANTIL?" "resumo" => "COMO ESTÁ SENDO PROMOVIDA A EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NOS AMBIENTES ESCOLARES DE EDUCAÇÃO INFANTIL? Sueli Ramos Feitosa RESUMO A abordagem surge de inquietações vivenciadas no cotidiano escolar e das observações empíricas em sala de aula em turmas de Educação Infantil, em relação especificamente, a educação socioemocional. Adveio a motivação para desenvolver e revisitar a temática como necessidade permanente de estudos para os educadores, a fim de abrir perspectivas para uma prática dialética e coerente com a ação educativa. Ignorar as emoções, no ambiente escolar, é desnortear ações, atitudes e contextos que poderiam ser favorecidos no que tangem às experiências pedagógicas. Quando o educador mobiliza a sua prática na compreensão que as emoções nos ambientes escolares envolvem aspectos sociais, profissionais e humanos e não podem ser suprimidas, pois que acompanham a evolução da própria espécie, há uma qualificação nas relações e gera um dínamo de estímulos para realizações expressivas. A Base Nacional Comum Curricular apresenta as competências socioemocionais e, isso significa estudar as emoções para uma educação integral. O educador que busca as vias de sensibilidade, da reciprocidade, do vínculo, percebendo a exteriorização do que está no interior das crianças, ativa canais não verbais, que são os condutores das emoções, e as mensagens empáticas transitam por esse caminho. No percurso e no processo de entendimento e o lidar cm as emoções traz a prática também de atitude responsiva dos educadores. A pesquisa traz a constatação que as ações apoiadas nas competências socioemocionais que são transpostas em ambientes escolares estão em nível de superficialidade e, com a urgência de revisitação e compromisso para a sua efetiva aplicabilidade. Palavras-chave: Competências socioemocionais; Educação Infantil; Ambiente escolar; Experiências pedagógicas; Docentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID8626_TB3677_08042024234430.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELI RAMOS FEITOSA" "autor_nome_curto" => "SUELI RAMOS" "autor_email" => "lilobela.ramosfeitosa4@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111481 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3677 "inscrito_id" => 8626 "titulo" => "COMO ESTÁ SENDO PROMOVIDA A EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NOS AMBIENTES ESCOLARES DE EDUCAÇÃO INFANTIL?" "resumo" => "COMO ESTÁ SENDO PROMOVIDA A EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NOS AMBIENTES ESCOLARES DE EDUCAÇÃO INFANTIL? Sueli Ramos Feitosa RESUMO A abordagem surge de inquietações vivenciadas no cotidiano escolar e das observações empíricas em sala de aula em turmas de Educação Infantil, em relação especificamente, a educação socioemocional. Adveio a motivação para desenvolver e revisitar a temática como necessidade permanente de estudos para os educadores, a fim de abrir perspectivas para uma prática dialética e coerente com a ação educativa. Ignorar as emoções, no ambiente escolar, é desnortear ações, atitudes e contextos que poderiam ser favorecidos no que tangem às experiências pedagógicas. Quando o educador mobiliza a sua prática na compreensão que as emoções nos ambientes escolares envolvem aspectos sociais, profissionais e humanos e não podem ser suprimidas, pois que acompanham a evolução da própria espécie, há uma qualificação nas relações e gera um dínamo de estímulos para realizações expressivas. A Base Nacional Comum Curricular apresenta as competências socioemocionais e, isso significa estudar as emoções para uma educação integral. O educador que busca as vias de sensibilidade, da reciprocidade, do vínculo, percebendo a exteriorização do que está no interior das crianças, ativa canais não verbais, que são os condutores das emoções, e as mensagens empáticas transitam por esse caminho. No percurso e no processo de entendimento e o lidar cm as emoções traz a prática também de atitude responsiva dos educadores. A pesquisa traz a constatação que as ações apoiadas nas competências socioemocionais que são transpostas em ambientes escolares estão em nível de superficialidade e, com a urgência de revisitação e compromisso para a sua efetiva aplicabilidade. Palavras-chave: Competências socioemocionais; Educação Infantil; Ambiente escolar; Experiências pedagógicas; Docentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID8626_TB3677_08042024234430.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELI RAMOS FEITOSA" "autor_nome_curto" => "SUELI RAMOS" "autor_email" => "lilobela.ramosfeitosa4@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }