COMO ESTÁ SENDO PROMOVIDA A EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NOS AMBIENTES ESCOLARES DE EDUCAÇÃO INFANTIL? Sueli Ramos Feitosa RESUMO A abordagem surge de inquietações vivenciadas no cotidiano escolar e das observações empíricas em sala de aula em turmas de Educação Infantil, em relação especificamente, a educação socioemocional. Adveio a motivação para desenvolver e revisitar a temática como necessidade permanente de estudos para os educadores, a fim de abrir perspectivas para uma prática dialética e coerente com a ação educativa. Ignorar as emoções, no ambiente escolar, é desnortear ações, atitudes e contextos que poderiam ser favorecidos no que tangem às experiências pedagógicas. Quando o educador mobiliza a sua prática na compreensão que as emoções nos ambientes escolares envolvem aspectos sociais, profissionais e humanos e não podem ser suprimidas, pois que acompanham a evolução da própria espécie, há uma qualificação nas relações e gera um dínamo de estímulos para realizações expressivas. A Base Nacional Comum Curricular apresenta as competências socioemocionais e, isso significa estudar as emoções para uma educação integral. O educador que busca as vias de sensibilidade, da reciprocidade, do vínculo, percebendo a exteriorização do que está no interior das crianças, ativa canais não verbais, que são os condutores das emoções, e as mensagens empáticas transitam por esse caminho. No percurso e no processo de entendimento e o lidar cm as emoções traz a prática também de atitude responsiva dos educadores. A pesquisa traz a constatação que as ações apoiadas nas competências socioemocionais que são transpostas em ambientes escolares estão em nível de superficialidade e, com a urgência de revisitação e compromisso para a sua efetiva aplicabilidade. Palavras-chave: Competências socioemocionais; Educação Infantil; Ambiente escolar; Experiências pedagógicas; Docentes.