REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA DA TEMÁTICA MENINAS E MULHERES NA CIÊNCIA STEM E OS OBSTÁCULOS ENFRENTADOS PARA CONTINUIDADE DA CARREIRA CIENTÍFICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114746 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8394 "inscrito_id" => 19651 "titulo" => "REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA DA TEMÁTICA MENINAS E MULHERES NA CIÊNCIA STEM E OS OBSTÁCULOS ENFRENTADOS PARA CONTINUIDADE DA CARREIRA CIENTÍFICA" "resumo" => "A ciência tem sido predominantemente associada à figura masculina. Nos séculos XV, XVI e XVII, períodos de mudanças sociais significativas e avanços no desenvolvimento da ciência, algumas poucas mulheres da aristocracia exerceram papéis importantes como interlocutores e tutoras de renomados filósofos naturais e experimentadores pioneiros. Este estudo possui como objetivo principal apresentar sobre a temática meninas e mulheres na ciência nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (science, technology, engineering and mathematics) denominadas como meninas STEM e os obstáculos enfrentados para seguir na carreira científica. Apresenta-se sobre políticas públicas de inclusão para mulheres e meninas STEM. Explana-se sobre cultura científica e a representação feminina na sociedade. Portanto, a presente pesquisa constitui-se de dados através de uma revisão de literatura, adotando a metodologia de pesquisa bibliográfica, fazendo uso de fontes bibliográficas e pesquisas em bases de dados. Após percorrer esse caminho metodológico é possível inferir que a Agenda 2030, aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2015, abrange 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), entre os quais se destacam o ODS 4 e o ODS 5, dedicados à promoção de uma educação inclusiva e equitativa e à igualdade de gênero e ao empoderamento de meninas e mulheres, respectivamente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19651_TB8394_24102024153534.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAREN LETÍCIA TRINDADE BERTOLDO" "autor_nome_curto" => "KAREN BERTOLDO" "autor_email" => "karen.bertoldo@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114746 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8394 "inscrito_id" => 19651 "titulo" => "REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA DA TEMÁTICA MENINAS E MULHERES NA CIÊNCIA STEM E OS OBSTÁCULOS ENFRENTADOS PARA CONTINUIDADE DA CARREIRA CIENTÍFICA" "resumo" => "A ciência tem sido predominantemente associada à figura masculina. Nos séculos XV, XVI e XVII, períodos de mudanças sociais significativas e avanços no desenvolvimento da ciência, algumas poucas mulheres da aristocracia exerceram papéis importantes como interlocutores e tutoras de renomados filósofos naturais e experimentadores pioneiros. Este estudo possui como objetivo principal apresentar sobre a temática meninas e mulheres na ciência nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (science, technology, engineering and mathematics) denominadas como meninas STEM e os obstáculos enfrentados para seguir na carreira científica. Apresenta-se sobre políticas públicas de inclusão para mulheres e meninas STEM. Explana-se sobre cultura científica e a representação feminina na sociedade. Portanto, a presente pesquisa constitui-se de dados através de uma revisão de literatura, adotando a metodologia de pesquisa bibliográfica, fazendo uso de fontes bibliográficas e pesquisas em bases de dados. Após percorrer esse caminho metodológico é possível inferir que a Agenda 2030, aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2015, abrange 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), entre os quais se destacam o ODS 4 e o ODS 5, dedicados à promoção de uma educação inclusiva e equitativa e à igualdade de gênero e ao empoderamento de meninas e mulheres, respectivamente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19651_TB8394_24102024153534.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAREN LETÍCIA TRINDADE BERTOLDO" "autor_nome_curto" => "KAREN BERTOLDO" "autor_email" => "karen.bertoldo@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }