À Geografia, cabe a análise da atuação dos movimentos organizados a partir de demandas e necessidades dos grupos que compõem o conjunto da sociedade. A presente pesquisa surge de inquietações manifestadas nas minhas vivências pessoal, acadêmica e profissional relativas à ausência dos movimentos sociais no livro didático de Geografia. Deste modo, evidenciou-se a necessidade de adotar uma metodologia que aborde os movimentos sociais sob a ótica da Geografia e venham a contribuir com os professores do ensino básico na elaboração de material didático, que possa ser adotado em sala de aula como meio para a aprendizagem significativa Desta forma, a nossa pesquisa desenvolvida no âmbito do PROFGEO/UFCG, tem por objetivo produção de mapas conceituais construídos pelos próprios alunos e analisar de que maneira este recurso pedagógico contribuem para o processo de ensino-aprendizagem referente a temática movimentos sociais no município de Sapé-PB, no âmbito do ensino de Geografia através da mediação do professor. Para tanto utilizamos o método qualitativo no contexto da pesquisa participante, com aplicação de questionários para a caracterização dos sujeitos da pesquisa e acompanhar a aprendizagem do decorrer da intervenção em sala de aula através da construção dos mapas conceituais com os alunos. A intervenção ocorreu na escola estadual Gentil Lins, turma A do Ciclo VI (EJA) do turno noturno. Verificou-se que a mediação pedagógica com a produção de mapas conceituais pelos os alunos da educação básica demonstrou-se uma opção viável e eficiente haja vista que restou demonstrado que o experimento da construção e utilização do mapa conceitual em sala de aula contribuiu efetivamente para a aprendizagem significativa dos alunos, na medida em que verificamos a ampliação do horizonte conceitual e dos significados expressados na análise dos questionários, nas rodas de diálogo, nos debates e nas exposições orais de apresentação dos mapas construídos.