Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO RECURSO DIDÁTICO NA COMPREENSÃO DA ATUAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO MUNICÍPIO DE SAPÉ-PB NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114359
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7816
    "inscrito_id" => 12549
    "titulo" => "O USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO RECURSO DIDÁTICO NA COMPREENSÃO DA ATUAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO MUNICÍPIO DE SAPÉ-PB NO ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "À Geografia, cabe a análise da atuação dos movimentos organizados a partir de demandas e necessidades dos grupos que compõem o conjunto da sociedade. A presente pesquisa surge de inquietações manifestadas nas minhas vivências pessoal, acadêmica e profissional relativas à ausência dos movimentos sociais no livro didático de Geografia. Deste modo, evidenciou-se a necessidade de adotar uma metodologia que aborde os movimentos sociais sob a ótica da Geografia e venham a contribuir com os professores do ensino básico na elaboração de material didático, que possa ser adotado em sala de aula como meio para a aprendizagem significativa Desta forma, a nossa pesquisa desenvolvida no âmbito do PROFGEO/UFCG, tem por objetivo produção de mapas conceituais construídos pelos próprios alunos e analisar de que maneira este recurso pedagógico contribuem para o processo de ensino-aprendizagem referente a temática movimentos sociais no município de Sapé-PB, no âmbito do ensino de Geografia através da mediação do professor. Para tanto utilizamos o método qualitativo no contexto da pesquisa participante, com aplicação de questionários para a caracterização dos sujeitos da pesquisa e acompanhar a aprendizagem do decorrer da intervenção em sala de aula através da construção dos mapas conceituais com os alunos. A intervenção ocorreu na escola estadual Gentil Lins, turma A do Ciclo VI (EJA) do turno noturno. Verificou-se que a mediação pedagógica com a produção de mapas conceituais pelos os alunos da educação básica demonstrou-se uma opção viável e eficiente haja vista que restou demonstrado que o experimento da construção e utilização do mapa conceitual em sala de aula contribuiu efetivamente para a aprendizagem significativa dos alunos, na medida em que verificamos a ampliação do horizonte conceitual e dos significados expressados na análise dos questionários, nas rodas de diálogo, nos debates e nas exposições orais de apresentação dos mapas construídos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12549_TB7816_30092024101826.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDIVALDO MIGUEL ALVES"
    "autor_nome_curto" => "MIGUEL ALVES"
    "autor_email" => "emiguel.alves@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114359
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7816
    "inscrito_id" => 12549
    "titulo" => "O USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO RECURSO DIDÁTICO NA COMPREENSÃO DA ATUAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO MUNICÍPIO DE SAPÉ-PB NO ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "À Geografia, cabe a análise da atuação dos movimentos organizados a partir de demandas e necessidades dos grupos que compõem o conjunto da sociedade. A presente pesquisa surge de inquietações manifestadas nas minhas vivências pessoal, acadêmica e profissional relativas à ausência dos movimentos sociais no livro didático de Geografia. Deste modo, evidenciou-se a necessidade de adotar uma metodologia que aborde os movimentos sociais sob a ótica da Geografia e venham a contribuir com os professores do ensino básico na elaboração de material didático, que possa ser adotado em sala de aula como meio para a aprendizagem significativa Desta forma, a nossa pesquisa desenvolvida no âmbito do PROFGEO/UFCG, tem por objetivo produção de mapas conceituais construídos pelos próprios alunos e analisar de que maneira este recurso pedagógico contribuem para o processo de ensino-aprendizagem referente a temática movimentos sociais no município de Sapé-PB, no âmbito do ensino de Geografia através da mediação do professor. Para tanto utilizamos o método qualitativo no contexto da pesquisa participante, com aplicação de questionários para a caracterização dos sujeitos da pesquisa e acompanhar a aprendizagem do decorrer da intervenção em sala de aula através da construção dos mapas conceituais com os alunos. A intervenção ocorreu na escola estadual Gentil Lins, turma A do Ciclo VI (EJA) do turno noturno. Verificou-se que a mediação pedagógica com a produção de mapas conceituais pelos os alunos da educação básica demonstrou-se uma opção viável e eficiente haja vista que restou demonstrado que o experimento da construção e utilização do mapa conceitual em sala de aula contribuiu efetivamente para a aprendizagem significativa dos alunos, na medida em que verificamos a ampliação do horizonte conceitual e dos significados expressados na análise dos questionários, nas rodas de diálogo, nos debates e nas exposições orais de apresentação dos mapas construídos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12549_TB7816_30092024101826.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDIVALDO MIGUEL ALVES"
    "autor_nome_curto" => "MIGUEL ALVES"
    "autor_email" => "emiguel.alves@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

À Geografia, cabe a análise da atuação dos movimentos organizados a partir de demandas e necessidades dos grupos que compõem o conjunto da sociedade. A presente pesquisa surge de inquietações manifestadas nas minhas vivências pessoal, acadêmica e profissional relativas à ausência dos movimentos sociais no livro didático de Geografia. Deste modo, evidenciou-se a necessidade de adotar uma metodologia que aborde os movimentos sociais sob a ótica da Geografia e venham a contribuir com os professores do ensino básico na elaboração de material didático, que possa ser adotado em sala de aula como meio para a aprendizagem significativa Desta forma, a nossa pesquisa desenvolvida no âmbito do PROFGEO/UFCG, tem por objetivo produção de mapas conceituais construídos pelos próprios alunos e analisar de que maneira este recurso pedagógico contribuem para o processo de ensino-aprendizagem referente a temática movimentos sociais no município de Sapé-PB, no âmbito do ensino de Geografia através da mediação do professor. Para tanto utilizamos o método qualitativo no contexto da pesquisa participante, com aplicação de questionários para a caracterização dos sujeitos da pesquisa e acompanhar a aprendizagem do decorrer da intervenção em sala de aula através da construção dos mapas conceituais com os alunos. A intervenção ocorreu na escola estadual Gentil Lins, turma A do Ciclo VI (EJA) do turno noturno. Verificou-se que a mediação pedagógica com a produção de mapas conceituais pelos os alunos da educação básica demonstrou-se uma opção viável e eficiente haja vista que restou demonstrado que o experimento da construção e utilização do mapa conceitual em sala de aula contribuiu efetivamente para a aprendizagem significativa dos alunos, na medida em que verificamos a ampliação do horizonte conceitual e dos significados expressados na análise dos questionários, nas rodas de diálogo, nos debates e nas exposições orais de apresentação dos mapas construídos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.