A IMPORTÂNCIA DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE BIOLOGIA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112268 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4828 "inscrito_id" => 14084 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE BIOLOGIA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica (PRP) possibilita a introdução de licenciandos no contexto escolar da Educação Básica. A partir dessa imersão, os residentes podem realizar intervenções pedagógicas em sala de aula que estimulam a realização da práxis docente e a construção da identidade do futuro professor. As aulas expositivas ainda são dominantes nesse contexto escolar, nas quais é feito o uso de quadro branco, pincel e slides. Sobre essa perspectiva, o objetivo do presente artigo é relatar as experiências e analisar as contribuições obtidas através da aplicação das metodologias ativas, a exemplo da experimentação, no processo de ensino-aprendizagem de Biologia em uma escola de Educação Básica, localizada na cidade de Cajazeiras-PB. A instituição em questão é a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Manoel Mangueira de Lima. A pesquisa se enquadra como descritiva, uma vez que visa detalhar as contribuições obtidas com a aplicação das seguintes metodologias ativas: práticas experimentais, aplicação de jogos didáticos, aprendizagem por pares e construção de materiais didáticos pedagógicos. Com base nas intervenções realizadas, diferente do que é realizado nas aulas expositivas tradicionais, foi possível perceber maior interesse e engajamento dos alunos durante as aulas, assim como o desenvolvimento de habilidades e competências, como: cooperação, criatividade, argumentação, senso crítico, autonomia e pensamento lógico. Portanto, a aplicação de metodologias ativas se mostra relevante para intervenções pedagógicas que auxiliam na construção de um processo de ensino-aprendizagem significativo para os alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14084_TB4828_15102024102952.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAMIANA FRANÇA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "DAMIANA" "autor_email" => "damysfranca.2001@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112268 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4828 "inscrito_id" => 14084 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE BIOLOGIA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica (PRP) possibilita a introdução de licenciandos no contexto escolar da Educação Básica. A partir dessa imersão, os residentes podem realizar intervenções pedagógicas em sala de aula que estimulam a realização da práxis docente e a construção da identidade do futuro professor. As aulas expositivas ainda são dominantes nesse contexto escolar, nas quais é feito o uso de quadro branco, pincel e slides. Sobre essa perspectiva, o objetivo do presente artigo é relatar as experiências e analisar as contribuições obtidas através da aplicação das metodologias ativas, a exemplo da experimentação, no processo de ensino-aprendizagem de Biologia em uma escola de Educação Básica, localizada na cidade de Cajazeiras-PB. A instituição em questão é a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Manoel Mangueira de Lima. A pesquisa se enquadra como descritiva, uma vez que visa detalhar as contribuições obtidas com a aplicação das seguintes metodologias ativas: práticas experimentais, aplicação de jogos didáticos, aprendizagem por pares e construção de materiais didáticos pedagógicos. Com base nas intervenções realizadas, diferente do que é realizado nas aulas expositivas tradicionais, foi possível perceber maior interesse e engajamento dos alunos durante as aulas, assim como o desenvolvimento de habilidades e competências, como: cooperação, criatividade, argumentação, senso crítico, autonomia e pensamento lógico. Portanto, a aplicação de metodologias ativas se mostra relevante para intervenções pedagógicas que auxiliam na construção de um processo de ensino-aprendizagem significativo para os alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14084_TB4828_15102024102952.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAMIANA FRANÇA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "DAMIANA" "autor_email" => "damysfranca.2001@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }