O Programa de Residência Pedagógica (PRP) possibilita a introdução de licenciandos no contexto escolar da Educação Básica. A partir dessa imersão, os residentes podem realizar intervenções pedagógicas em sala de aula que estimulam a realização da práxis docente e a construção da identidade do futuro professor. As aulas expositivas ainda são dominantes nesse contexto escolar, nas quais é feito o uso de quadro branco, pincel e slides. Sobre essa perspectiva, o objetivo do presente artigo é relatar as experiências e analisar as contribuições obtidas através da aplicação das metodologias ativas, a exemplo da experimentação, no processo de ensino-aprendizagem de Biologia em uma escola de Educação Básica, localizada na cidade de Cajazeiras-PB. A instituição em questão é a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Manoel Mangueira de Lima. A pesquisa se enquadra como descritiva, uma vez que visa detalhar as contribuições obtidas com a aplicação das seguintes metodologias ativas: práticas experimentais, aplicação de jogos didáticos, aprendizagem por pares e construção de materiais didáticos pedagógicos. Com base nas intervenções realizadas, diferente do que é realizado nas aulas expositivas tradicionais, foi possível perceber maior interesse e engajamento dos alunos durante as aulas, assim como o desenvolvimento de habilidades e competências, como: cooperação, criatividade, argumentação, senso crítico, autonomia e pensamento lógico. Portanto, a aplicação de metodologias ativas se mostra relevante para intervenções pedagógicas que auxiliam na construção de um processo de ensino-aprendizagem significativo para os alunos.