Este estudo infere uma reflexão sobre o uso de materiais adaptados para alunos com deficiência visual, trazendo uma discussão dos resultados obtidos a partir de um curso de extensão voltado para a confecção e audiodescrição de materiais táteis ofertado pelo Núcleo de Acessibilidade Educacional de uma instituição pública de ensino superior no município de Imperatriz-MA. Tais reflexões é pertinente, pois sabe-se, que durante o processo formativo educacional dos profissionais da educação, não são trabalhados de forma aprofundada as estratégias pedagógicas visuais e táteis, assistivas presentes no contexto escolar, tais como: mapas, gráficos, slides, charges, livros didáticos, tabelas, fotografias, pinturas, vídeos e filmes. Discute-se ainda, a formação continuada desses profissionais e o ensino/aprendizagem dos alunos com deficiência visual. compreendemos necessidade da construção de materiais que forneçam a imersão tanto tátil como auditiva dos alunos com cegueira quanto visual, tátil e auditiva dos alunos com baixa visão ao conteúdo imagético. O objetivo desde trabalho é refletir sobre a importância da formação continuada para os profissionais da educação a respeito da confecção e audiodescrição de materiais táteis para alunos com deficiência visual. Como resultado identificou -se uma melhor compreensão público-alvo do curso acerca da necessidade e importância da acessibilidade visual e das estratégias pedagógicas assistivas no processo de ensino/aprendizagem de alunos com deficiência visual. Este estudo está embaso em autores como: Motta (2026); Sá (2020); Bonadiman (2011); Manoel (2008).