CONFECÇÕES E ADAPTAÇÕES DE MATERIAIS TÁTEIS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109903 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1461 "inscrito_id" => 6556 "titulo" => "CONFECÇÕES E ADAPTAÇÕES DE MATERIAIS TÁTEIS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL" "resumo" => "Este estudo infere uma reflexão sobre o uso de materiais adaptados para alunos com deficiência visual, trazendo uma discussão dos resultados obtidos a partir de um curso de extensão voltado para a confecção e audiodescrição de materiais táteis ofertado pelo Núcleo de Acessibilidade Educacional de uma instituição pública de ensino superior no município de Imperatriz-MA. Tais reflexões é pertinente, pois sabe-se, que durante o processo formativo educacional dos profissionais da educação, não são trabalhados de forma aprofundada as estratégias pedagógicas visuais e táteis, assistivas presentes no contexto escolar, tais como: mapas, gráficos, slides, charges, livros didáticos, tabelas, fotografias, pinturas, vídeos e filmes. Discute-se ainda, a formação continuada desses profissionais e o ensino/aprendizagem dos alunos com deficiência visual. compreendemos necessidade da construção de materiais que forneçam a imersão tanto tátil como auditiva dos alunos com cegueira quanto visual, tátil e auditiva dos alunos com baixa visão ao conteúdo imagético. O objetivo desde trabalho é refletir sobre a importância da formação continuada para os profissionais da educação a respeito da confecção e audiodescrição de materiais táteis para alunos com deficiência visual. Como resultado identificou -se uma melhor compreensão público-alvo do curso acerca da necessidade e importância da acessibilidade visual e das estratégias pedagógicas assistivas no processo de ensino/aprendizagem de alunos com deficiência visual. Este estudo está embaso em autores como: Motta (2026); Sá (2020); Bonadiman (2011); Manoel (2008)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6556_TB1461_27102024122640.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERYKA VITORIA NASCIMENTO FERNANDES" "autor_nome_curto" => "Eryka Vitoria N" "autor_email" => "erykavitoria01@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109903 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1461 "inscrito_id" => 6556 "titulo" => "CONFECÇÕES E ADAPTAÇÕES DE MATERIAIS TÁTEIS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL" "resumo" => "Este estudo infere uma reflexão sobre o uso de materiais adaptados para alunos com deficiência visual, trazendo uma discussão dos resultados obtidos a partir de um curso de extensão voltado para a confecção e audiodescrição de materiais táteis ofertado pelo Núcleo de Acessibilidade Educacional de uma instituição pública de ensino superior no município de Imperatriz-MA. Tais reflexões é pertinente, pois sabe-se, que durante o processo formativo educacional dos profissionais da educação, não são trabalhados de forma aprofundada as estratégias pedagógicas visuais e táteis, assistivas presentes no contexto escolar, tais como: mapas, gráficos, slides, charges, livros didáticos, tabelas, fotografias, pinturas, vídeos e filmes. Discute-se ainda, a formação continuada desses profissionais e o ensino/aprendizagem dos alunos com deficiência visual. compreendemos necessidade da construção de materiais que forneçam a imersão tanto tátil como auditiva dos alunos com cegueira quanto visual, tátil e auditiva dos alunos com baixa visão ao conteúdo imagético. O objetivo desde trabalho é refletir sobre a importância da formação continuada para os profissionais da educação a respeito da confecção e audiodescrição de materiais táteis para alunos com deficiência visual. Como resultado identificou -se uma melhor compreensão público-alvo do curso acerca da necessidade e importância da acessibilidade visual e das estratégias pedagógicas assistivas no processo de ensino/aprendizagem de alunos com deficiência visual. Este estudo está embaso em autores como: Motta (2026); Sá (2020); Bonadiman (2011); Manoel (2008)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6556_TB1461_27102024122640.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERYKA VITORIA NASCIMENTO FERNANDES" "autor_nome_curto" => "Eryka Vitoria N" "autor_email" => "erykavitoria01@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }