O ensino da disciplina de Química no sistema público de educação enfrenta desafios substanciais quanto à integração entre teoria e prática. Estes desafios, predominantemente derivados da carência de recursos infraestruturais, como laboratórios bem equipados, e das limitações temporais impostas aos professores, motivaram este estudo a propor alternativas visando aprimorar a transmissão do conhecimento. Priorizou-se a implementação de atividades práticas, como o uso de tampas de garrafas PET para ilustrar conceitos relacionados a átomos e moléculas. Realizamos uma pesquisa qualitativa no Centro de Ensino Nascimento de Morais para avaliar o impacto dessas práticas no aprendizado dos alunos. A abordagem convencional no ensino de Química, caracterizada pela fragmentação dos conteúdos e pela falta de conexão com a realidade cotidiana dos estudantes, dificulta a compreensão e assimilação dos conceitos. Propomos uma reorientação dessas práticas, envolvendo os alunos de forma mais ativa no processo de aprendizagem e utilizando recursos didáticos alternativos, como materiais visuais e métodos de ensino interativos. Resultados preliminares da implementação da atividade pedagógica com tampas de garrafas PET revelaram uma receptividade positiva por parte dos alunos, com relatos de maior interesse e concentração no tema. No entanto, persistem desafios, como a falta de familiaridade dos alunos com atividades práticas devido à escassez de experiências desse tipo em sala de aula. Os dados coletados por meio de questionários ressaltam a necessidade de adotar abordagens pedagógicas mais dinâmicas e interativas para tornar o ensino de Química mais envolvente e acessível aos alunos. Em síntese, este estudo destaca a importância de explorar práticas alternativas e recursos acessíveis no ensino de Química, visando uma educação mais participativa e significativa para os alunos.