Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO: A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas públicas de educação
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O governo Michel Temer, promovendo o ajuste neoliberal, através de reformas trabalhista, previdência e educacional, aprofundou a precarização do trabalho docente e a mercantilização da educação, por meio de um ensino médio tecnicista, com o esvaziamento dos conteúdos e a retirada da obrigatoriedade de disciplinas que estimulam o pensamento crítico. A contrarreforma do ensino médio, ao invés de caminhar para resolver os seus históricos problemas – dualidade e elitização, aumentou as desigualdades educacionais, com forte disparidades curriculares e empresariamento dos espaços escolares. O empresariamento da educação, através da meritocracia e do rankeamento, agudiza um sistema escolar historicamente segregacionista e reprodutor das desigualdades educacionais. Como objetivo principal, portanto, procuramos analisar os impactos negativos promovidos pela contrarreforma do ensino médio na educação pública. Para tanto, dialogamos com autores que discutem a educação e o ensino médio no contexto das políticas neoliberais, como Silva (2021); Freitas (2018), Souza (2017), Kuenzer (2007, 2017), bem como com as discussões atuais em torno da revogação do Novo Ensino Médio.A Reforma Educacional do Ensino Médio, implementada pela Medida Provisória 746/2016, de forma autoritária e antidemocrática, e depois pela Lei nº 13.415/2017, p" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1042_TB1576_29022024235630.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREYSON SILVA MARIANO" "autor_nome_curto" => "ANDREYSON" "autor_email" => "andreyson_sm@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109991 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1576 "inscrito_id" => 1042 "titulo" => "A CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO: A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO" "resumo" => "A Reforma Educacional do Ensino Médio, implementada pela Medida Provisória 746/2016, de forma autoritária e antidemocrática, e depois pela Lei nº 13.415/2017, precisa ser situada no contexto do golpe empresarial-parlamentar e midiático que destituiu a presidente Dilma Rousseff, em 2016. 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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Reforma Educacional do Ensino Médio, implementada pela Medida Provisória 746/2016, de forma autoritária e antidemocrática, e depois pela Lei nº 13.415/2017, precisa ser situada no contexto do golpe empresarial-parlamentar e midiático que destituiu a presidente Dilma Rousseff, em 2016. O governo Michel Temer, promovendo o ajuste neoliberal, através de reformas trabalhista, previdência e educacional, aprofundou a precarização do trabalho docente e a mercantilização da educação, por meio de um ensino médio tecnicista, com o esvaziamento dos conteúdos e a retirada da obrigatoriedade de disciplinas que estimulam o pensamento crítico. A contrarreforma do ensino médio, ao invés de caminhar para resolver os seus históricos problemas – dualidade e elitização, aumentou as desigualdades educacionais, com forte disparidades curriculares e empresariamento dos espaços escolares. O empresariamento da educação, através da meritocracia e do rankeamento, agudiza um sistema escolar historicamente segregacionista e reprodutor das desigualdades educacionais. Como objetivo principal, portanto, procuramos analisar os impactos negativos promovidos pela contrarreforma do ensino médio na educação pública. Para tanto, dialogamos com autores que discutem a educação e o ensino médio no contexto das políticas neoliberais, como Silva (2021); Freitas (2018), Souza (2017), Kuenzer (2007, 2017), bem como com as discussões atuais em torno da revogação do Novo Ensino Médio.

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