O trabalho tem como objetivo discutir a relevância da formação continuada de profissionais da educação: equipe pedagógica, professores regentes e outros profissionais do AEE que acompanham o desenvolvimento pedagógico e social no âmbito escolar, das crianças e jovens com Síndrome de Down (SD). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, que revela alguns aparatos legais, leis e decretos que incorrem na discussão das políticas públicas para a educação especial e na fomentação da formação dos profissionais da educação, para que estejam aptos ao atendimento do público da educação especial, em especial aqueles com deficiência intelectual – Síndrome de Down. Deste modo, Nóvoa (2019) contribui para o texto sinalizando sobre o papel da escola na sociedade, que acompanha as movimentações sociais. Ravagnani (2009) e Melo (2017) ponderam com as características da pessoa com Síndrome de Down e a importância da socialização. Por fim, ressalta-se a importância de profissionais bem preparados para que possam efetivamente contribuir no desenvolvimento pedagógico das crianças e jovens com tal deficiência, salas de aula melhor adaptadas, atividades que acompanhem o Planejamento Educacional Individualizado (PEI) pelo AEE e pelos profissionais de apoio. Todavia, ressaltamos que mais formações devem ser dirigidas para esses profissionais, proporcionando êxodo no seu trabalho educacional.