O artigo apresenta uma análise do uso de atividades artísticas na práxis das aulas de Biologia, como meio de promover medidas informativas para incentivar o combate à Dengue. As atividades artísticas foram realizadas em uma escola pública da cidade de Sousa, em que a pesquisa se baseou na teoria da motivação intrínseca (Deci e Ryan, 1985), pelo qual foram desenvolvidas tarefas de criação e apresentação de peças teatrais e maquetes, visando estimular a curiosidade e a criatividade dos alunos. A turma escolhida para desenvolver e nortear as apresentações foi o 9° ano do Ensino Fundamental II, no qual todo o trabalho realizado foi, posteriormente, apresentado para as outras turmas da escola, de modo a incentivar a interação, desenvoltura da dialógica, em meio ao tema abordado, e conscientização dos alunos através de uma prática que eles foram os sujeitos ativos do processo. A práxis adotada mostrou que se o processo de ensino?aprendizagem acontece através dos sentidos, e a aprendizagem é sensorial, umas das melhores formas de se aprender acontece quando a arte é utilizada como ferramenta didática. Os resultados revelaram que tal metodologia corrobora para que os discentes sejam capazes de se envolverem e aprimorarem os seus conhecimentos numa perspectiva de aprendizagem mais participativa em torno do tema. Os alunos demonstraram uma resposta positiva, destacando a eficácia na assimilação do conteúdo e a capacidade de tornar o aprendizado mais atrativo. Nesse sentido, percebe-se a importância do uso de atividades artísticas, por se tratar de estratégias valiosas, que incentivam o processo de conscientização a respeito da prevenção da Dengue, de modo a proporcionar, ao corpo discente, oportunidades informativas de maneira lúdica a respeito da saúde pública.