Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SERVIÇOS ASSISTIDOS POR ANIMAIS: EDUCAÇÃO, TERAPIA E ATIVIDADES PARA AJUDAR NA INCLUSÂO E NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS DA REDE MUNICIPALA DE MANAUS - AM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114710
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8337
    "inscrito_id" => 10344
    "titulo" => "SERVIÇOS ASSISTIDOS POR ANIMAIS: EDUCAÇÃO, TERAPIA E ATIVIDADES PARA AJUDAR NA INCLUSÂO E NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS DA REDE MUNICIPALA DE MANAUS - AM"
    "resumo" => "A busca pela inclusão do aluno com deficiência e o desenvolvimento do mesmo no processo de ensino aprendizagem nas escolas municipais de Manaus tem sido um fator de grande relevância no cenário atual. A discussão sobre a inclusão e a aprendizagem já acontece há algum tempo. Os educadores enfrentam muitos desafios para entender os processos pelos quais o educandos com deficiência aprendem. Nessa perspectiva, incorporar os Serviços Assistida por Animais, que abrange a Educação, Terapia e Atividades Assistidas por Animais, mas especificamente pelos cães, é buscar caminhos que reforcem o vínculo entre professor, escola, família e os alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais, é também explorar meios de ensinar/aprender com prazer, proporcionando de fato uma aprendizagem significativa e efetiva através de procedimentos que baseiam-se na utilização de cães treinados para serem co-terapeutas como mediadores dessas atividades, que por sua vez são desenvolvidas por uma equipe de profissionais que envolvem educadores especialistas, neuropsicopedagogos, psicólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, enfermeiros e veterinários. Este artigo propõe um caminho que prima pelo fortalecimento do vínculo e do prazer de aprender. No campo da educação, terapia e atividades em geral, os animais co-terapeutas potencializam as práticas pedagógicas e proporcionam espaços e ações diversificadas que promovem o desenvolvimento cognitivo, motor, linguagem e psicossocial dos educandos, sejam eles pessoas com deficiências (PcDs) ou não. Portanto, este artigo busca promover ações e apresentar metodologias, que diminuem as barreiras nas escolas, no que diz respeito a inclusão e o processo de aprendizagem para a educação especial e alunos com deficiência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10344_TB8337_06082024194806.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMANTA JAIME SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "Samanta Jaime"
    "autor_email" => "samanta3gjaime@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114710
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8337
    "inscrito_id" => 10344
    "titulo" => "SERVIÇOS ASSISTIDOS POR ANIMAIS: EDUCAÇÃO, TERAPIA E ATIVIDADES PARA AJUDAR NA INCLUSÂO E NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS DA REDE MUNICIPALA DE MANAUS - AM"
    "resumo" => "A busca pela inclusão do aluno com deficiência e o desenvolvimento do mesmo no processo de ensino aprendizagem nas escolas municipais de Manaus tem sido um fator de grande relevância no cenário atual. A discussão sobre a inclusão e a aprendizagem já acontece há algum tempo. Os educadores enfrentam muitos desafios para entender os processos pelos quais o educandos com deficiência aprendem. Nessa perspectiva, incorporar os Serviços Assistida por Animais, que abrange a Educação, Terapia e Atividades Assistidas por Animais, mas especificamente pelos cães, é buscar caminhos que reforcem o vínculo entre professor, escola, família e os alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais, é também explorar meios de ensinar/aprender com prazer, proporcionando de fato uma aprendizagem significativa e efetiva através de procedimentos que baseiam-se na utilização de cães treinados para serem co-terapeutas como mediadores dessas atividades, que por sua vez são desenvolvidas por uma equipe de profissionais que envolvem educadores especialistas, neuropsicopedagogos, psicólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, enfermeiros e veterinários. Este artigo propõe um caminho que prima pelo fortalecimento do vínculo e do prazer de aprender. No campo da educação, terapia e atividades em geral, os animais co-terapeutas potencializam as práticas pedagógicas e proporcionam espaços e ações diversificadas que promovem o desenvolvimento cognitivo, motor, linguagem e psicossocial dos educandos, sejam eles pessoas com deficiências (PcDs) ou não. Portanto, este artigo busca promover ações e apresentar metodologias, que diminuem as barreiras nas escolas, no que diz respeito a inclusão e o processo de aprendizagem para a educação especial e alunos com deficiência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10344_TB8337_06082024194806.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMANTA JAIME SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "Samanta Jaime"
    "autor_email" => "samanta3gjaime@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A busca pela inclusão do aluno com deficiência e o desenvolvimento do mesmo no processo de ensino aprendizagem nas escolas municipais de Manaus tem sido um fator de grande relevância no cenário atual. A discussão sobre a inclusão e a aprendizagem já acontece há algum tempo. Os educadores enfrentam muitos desafios para entender os processos pelos quais o educandos com deficiência aprendem. Nessa perspectiva, incorporar os Serviços Assistida por Animais, que abrange a Educação, Terapia e Atividades Assistidas por Animais, mas especificamente pelos cães, é buscar caminhos que reforcem o vínculo entre professor, escola, família e os alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais, é também explorar meios de ensinar/aprender com prazer, proporcionando de fato uma aprendizagem significativa e efetiva através de procedimentos que baseiam-se na utilização de cães treinados para serem co-terapeutas como mediadores dessas atividades, que por sua vez são desenvolvidas por uma equipe de profissionais que envolvem educadores especialistas, neuropsicopedagogos, psicólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, enfermeiros e veterinários. Este artigo propõe um caminho que prima pelo fortalecimento do vínculo e do prazer de aprender. No campo da educação, terapia e atividades em geral, os animais co-terapeutas potencializam as práticas pedagógicas e proporcionam espaços e ações diversificadas que promovem o desenvolvimento cognitivo, motor, linguagem e psicossocial dos educandos, sejam eles pessoas com deficiências (PcDs) ou não. Portanto, este artigo busca promover ações e apresentar metodologias, que diminuem as barreiras nas escolas, no que diz respeito a inclusão e o processo de aprendizagem para a educação especial e alunos com deficiência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.