SERVIÇOS ASSISTIDOS POR ANIMAIS: EDUCAÇÃO, TERAPIA E ATIVIDADES PARA AJUDAR NA INCLUSÂO E NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS DA REDE MUNICIPALA DE MANAUS - AM
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114710 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8337 "inscrito_id" => 10344 "titulo" => "SERVIÇOS ASSISTIDOS POR ANIMAIS: EDUCAÇÃO, TERAPIA E ATIVIDADES PARA AJUDAR NA INCLUSÂO E NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS DA REDE MUNICIPALA DE MANAUS - AM" "resumo" => "A busca pela inclusão do aluno com deficiência e o desenvolvimento do mesmo no processo de ensino aprendizagem nas escolas municipais de Manaus tem sido um fator de grande relevância no cenário atual. A discussão sobre a inclusão e a aprendizagem já acontece há algum tempo. Os educadores enfrentam muitos desafios para entender os processos pelos quais o educandos com deficiência aprendem. Nessa perspectiva, incorporar os Serviços Assistida por Animais, que abrange a Educação, Terapia e Atividades Assistidas por Animais, mas especificamente pelos cães, é buscar caminhos que reforcem o vínculo entre professor, escola, família e os alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais, é também explorar meios de ensinar/aprender com prazer, proporcionando de fato uma aprendizagem significativa e efetiva através de procedimentos que baseiam-se na utilização de cães treinados para serem co-terapeutas como mediadores dessas atividades, que por sua vez são desenvolvidas por uma equipe de profissionais que envolvem educadores especialistas, neuropsicopedagogos, psicólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, enfermeiros e veterinários. Este artigo propõe um caminho que prima pelo fortalecimento do vínculo e do prazer de aprender. No campo da educação, terapia e atividades em geral, os animais co-terapeutas potencializam as práticas pedagógicas e proporcionam espaços e ações diversificadas que promovem o desenvolvimento cognitivo, motor, linguagem e psicossocial dos educandos, sejam eles pessoas com deficiências (PcDs) ou não. Portanto, este artigo busca promover ações e apresentar metodologias, que diminuem as barreiras nas escolas, no que diz respeito a inclusão e o processo de aprendizagem para a educação especial e alunos com deficiência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10344_TB8337_06082024194806.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMANTA JAIME SOUZA" "autor_nome_curto" => "Samanta Jaime" "autor_email" => "samanta3gjaime@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114710 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8337 "inscrito_id" => 10344 "titulo" => "SERVIÇOS ASSISTIDOS POR ANIMAIS: EDUCAÇÃO, TERAPIA E ATIVIDADES PARA AJUDAR NA INCLUSÂO E NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS DA REDE MUNICIPALA DE MANAUS - AM" "resumo" => "A busca pela inclusão do aluno com deficiência e o desenvolvimento do mesmo no processo de ensino aprendizagem nas escolas municipais de Manaus tem sido um fator de grande relevância no cenário atual. A discussão sobre a inclusão e a aprendizagem já acontece há algum tempo. Os educadores enfrentam muitos desafios para entender os processos pelos quais o educandos com deficiência aprendem. Nessa perspectiva, incorporar os Serviços Assistida por Animais, que abrange a Educação, Terapia e Atividades Assistidas por Animais, mas especificamente pelos cães, é buscar caminhos que reforcem o vínculo entre professor, escola, família e os alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais, é também explorar meios de ensinar/aprender com prazer, proporcionando de fato uma aprendizagem significativa e efetiva através de procedimentos que baseiam-se na utilização de cães treinados para serem co-terapeutas como mediadores dessas atividades, que por sua vez são desenvolvidas por uma equipe de profissionais que envolvem educadores especialistas, neuropsicopedagogos, psicólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, enfermeiros e veterinários. Este artigo propõe um caminho que prima pelo fortalecimento do vínculo e do prazer de aprender. No campo da educação, terapia e atividades em geral, os animais co-terapeutas potencializam as práticas pedagógicas e proporcionam espaços e ações diversificadas que promovem o desenvolvimento cognitivo, motor, linguagem e psicossocial dos educandos, sejam eles pessoas com deficiências (PcDs) ou não. Portanto, este artigo busca promover ações e apresentar metodologias, que diminuem as barreiras nas escolas, no que diz respeito a inclusão e o processo de aprendizagem para a educação especial e alunos com deficiência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10344_TB8337_06082024194806.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMANTA JAIME SOUZA" "autor_nome_curto" => "Samanta Jaime" "autor_email" => "samanta3gjaime@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }