A busca pela inclusão do aluno com deficiência e o desenvolvimento do mesmo no processo de ensino aprendizagem nas escolas municipais de Manaus tem sido um fator de grande relevância no cenário atual. A discussão sobre a inclusão e a aprendizagem já acontece há algum tempo. Os educadores enfrentam muitos desafios para entender os processos pelos quais o educandos com deficiência aprendem. Nessa perspectiva, incorporar os Serviços Assistida por Animais, que abrange a Educação, Terapia e Atividades Assistidas por Animais, mas especificamente pelos cães, é buscar caminhos que reforcem o vínculo entre professor, escola, família e os alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais, é também explorar meios de ensinar/aprender com prazer, proporcionando de fato uma aprendizagem significativa e efetiva através de procedimentos que baseiam-se na utilização de cães treinados para serem co-terapeutas como mediadores dessas atividades, que por sua vez são desenvolvidas por uma equipe de profissionais que envolvem educadores especialistas, neuropsicopedagogos, psicólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, enfermeiros e veterinários. Este artigo propõe um caminho que prima pelo fortalecimento do vínculo e do prazer de aprender. No campo da educação, terapia e atividades em geral, os animais co-terapeutas potencializam as práticas pedagógicas e proporcionam espaços e ações diversificadas que promovem o desenvolvimento cognitivo, motor, linguagem e psicossocial dos educandos, sejam eles pessoas com deficiências (PcDs) ou não. Portanto, este artigo busca promover ações e apresentar metodologias, que diminuem as barreiras nas escolas, no que diz respeito a inclusão e o processo de aprendizagem para a educação especial e alunos com deficiência.