Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDO O ENSINO DE GEOGRAFIA COM METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS: DESAFIOS E OPORTUNIDADES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114360
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7820
    "inscrito_id" => 18481
    "titulo" => "EXPLORANDO O ENSINO DE GEOGRAFIA COM METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS: DESAFIOS E OPORTUNIDADES"
    "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo apresentar a percepção docente sobre as Metodologias Ativas integradas a Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) na mediação didática no ensino de Geografia. Quanto à abordagem, a pesquisa é qualitativa, quanto aos procedimentos, caracteriza-se como um estudo de caso. Nos resultados, identificou-se a falta de familiaridade de alguns professores com o conceito de Metodologia Ativa, impedindo o desenvolvimento de habilidades essenciais como pensamento crítico, colaboração e resolução de problemas. O uso de quizzes e jogos de pergunta-resposta é rapidamente associada a Metodologia Ativa, depois da explicação do conceito. Essas atividades engajam os alunos de maneira lúdica e dinâmica e também promovem a aprendizagem ativa ao desafiar os estudantes a aplicarem seus conhecimentos de forma prática e imediata. Além disso, essas atividades ajudam a identificar lacunas de aprendizagem e permitem ajustes no ensino de acordo com as necessidades individuais dos estudantes. Ao falar de TDIC, percebeu-se que o Google Maps e o Google Earth desempenham um papel fundamental no ensino de Geografia, tornando conceitos abstratos mais acessíveis e tangíveis para os alunos. A análise mostra que professores que não estão atualizados com Metodologias Ativas correm o risco de perpetuar modelos tradicionais de ensino, mesmo com o uso das TDIC, que não necessariamente atendem às necessidades educacionais contemporâneas. Ao integrar tecnologias digitais, os professores podem personalizar ainda mais o aprendizado e oferecer feedback instantâneo, contribuindo para um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e eficaz. Em suma, o uso de quizzes e jogos de pergunta-resposta não apenas torna as aulas mais envolventes e divertidas, mas também potencializa o desenvolvimento de habilidades cognitivas essenciais nos alunos. Portanto, é crucial que os educadores se familiarizem com essas abordagens inovadoras para promover um ambiente de aprendizado mais dinâmico, participativo e eficaz."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID18481_TB7820_16102024163258.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA FABICHAKI PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "PAULA"
    "autor_email" => "paulafabichaki@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114360
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7820
    "inscrito_id" => 18481
    "titulo" => "EXPLORANDO O ENSINO DE GEOGRAFIA COM METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS: DESAFIOS E OPORTUNIDADES"
    "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo apresentar a percepção docente sobre as Metodologias Ativas integradas a Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) na mediação didática no ensino de Geografia. Quanto à abordagem, a pesquisa é qualitativa, quanto aos procedimentos, caracteriza-se como um estudo de caso. Nos resultados, identificou-se a falta de familiaridade de alguns professores com o conceito de Metodologia Ativa, impedindo o desenvolvimento de habilidades essenciais como pensamento crítico, colaboração e resolução de problemas. O uso de quizzes e jogos de pergunta-resposta é rapidamente associada a Metodologia Ativa, depois da explicação do conceito. Essas atividades engajam os alunos de maneira lúdica e dinâmica e também promovem a aprendizagem ativa ao desafiar os estudantes a aplicarem seus conhecimentos de forma prática e imediata. Além disso, essas atividades ajudam a identificar lacunas de aprendizagem e permitem ajustes no ensino de acordo com as necessidades individuais dos estudantes. Ao falar de TDIC, percebeu-se que o Google Maps e o Google Earth desempenham um papel fundamental no ensino de Geografia, tornando conceitos abstratos mais acessíveis e tangíveis para os alunos. A análise mostra que professores que não estão atualizados com Metodologias Ativas correm o risco de perpetuar modelos tradicionais de ensino, mesmo com o uso das TDIC, que não necessariamente atendem às necessidades educacionais contemporâneas. Ao integrar tecnologias digitais, os professores podem personalizar ainda mais o aprendizado e oferecer feedback instantâneo, contribuindo para um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e eficaz. Em suma, o uso de quizzes e jogos de pergunta-resposta não apenas torna as aulas mais envolventes e divertidas, mas também potencializa o desenvolvimento de habilidades cognitivas essenciais nos alunos. Portanto, é crucial que os educadores se familiarizem com essas abordagens inovadoras para promover um ambiente de aprendizado mais dinâmico, participativo e eficaz."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID18481_TB7820_16102024163258.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA FABICHAKI PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "PAULA"
    "autor_email" => "paulafabichaki@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar a percepção docente sobre as Metodologias Ativas integradas a Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) na mediação didática no ensino de Geografia. Quanto à abordagem, a pesquisa é qualitativa, quanto aos procedimentos, caracteriza-se como um estudo de caso. Nos resultados, identificou-se a falta de familiaridade de alguns professores com o conceito de Metodologia Ativa, impedindo o desenvolvimento de habilidades essenciais como pensamento crítico, colaboração e resolução de problemas. O uso de quizzes e jogos de pergunta-resposta é rapidamente associada a Metodologia Ativa, depois da explicação do conceito. Essas atividades engajam os alunos de maneira lúdica e dinâmica e também promovem a aprendizagem ativa ao desafiar os estudantes a aplicarem seus conhecimentos de forma prática e imediata. Além disso, essas atividades ajudam a identificar lacunas de aprendizagem e permitem ajustes no ensino de acordo com as necessidades individuais dos estudantes. Ao falar de TDIC, percebeu-se que o Google Maps e o Google Earth desempenham um papel fundamental no ensino de Geografia, tornando conceitos abstratos mais acessíveis e tangíveis para os alunos. A análise mostra que professores que não estão atualizados com Metodologias Ativas correm o risco de perpetuar modelos tradicionais de ensino, mesmo com o uso das TDIC, que não necessariamente atendem às necessidades educacionais contemporâneas. Ao integrar tecnologias digitais, os professores podem personalizar ainda mais o aprendizado e oferecer feedback instantâneo, contribuindo para um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e eficaz. Em suma, o uso de quizzes e jogos de pergunta-resposta não apenas torna as aulas mais envolventes e divertidas, mas também potencializa o desenvolvimento de habilidades cognitivas essenciais nos alunos. Portanto, é crucial que os educadores se familiarizem com essas abordagens inovadoras para promover um ambiente de aprendizado mais dinâmico, participativo e eficaz.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.