O presente artigo tem por objetivo apresentar a percepção docente sobre as Metodologias Ativas integradas a Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) na mediação didática no ensino de Geografia. Quanto à abordagem, a pesquisa é qualitativa, quanto aos procedimentos, caracteriza-se como um estudo de caso. Nos resultados, identificou-se a falta de familiaridade de alguns professores com o conceito de Metodologia Ativa, impedindo o desenvolvimento de habilidades essenciais como pensamento crítico, colaboração e resolução de problemas. O uso de quizzes e jogos de pergunta-resposta é rapidamente associada a Metodologia Ativa, depois da explicação do conceito. Essas atividades engajam os alunos de maneira lúdica e dinâmica e também promovem a aprendizagem ativa ao desafiar os estudantes a aplicarem seus conhecimentos de forma prática e imediata. Além disso, essas atividades ajudam a identificar lacunas de aprendizagem e permitem ajustes no ensino de acordo com as necessidades individuais dos estudantes. Ao falar de TDIC, percebeu-se que o Google Maps e o Google Earth desempenham um papel fundamental no ensino de Geografia, tornando conceitos abstratos mais acessíveis e tangíveis para os alunos. A análise mostra que professores que não estão atualizados com Metodologias Ativas correm o risco de perpetuar modelos tradicionais de ensino, mesmo com o uso das TDIC, que não necessariamente atendem às necessidades educacionais contemporâneas. Ao integrar tecnologias digitais, os professores podem personalizar ainda mais o aprendizado e oferecer feedback instantâneo, contribuindo para um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e eficaz. Em suma, o uso de quizzes e jogos de pergunta-resposta não apenas torna as aulas mais envolventes e divertidas, mas também potencializa o desenvolvimento de habilidades cognitivas essenciais nos alunos. Portanto, é crucial que os educadores se familiarizem com essas abordagens inovadoras para promover um ambiente de aprendizado mais dinâmico, participativo e eficaz.