DIDÁTICA DECOLONIAL: UM ESTADO DA QUESTÃO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109731 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1202 "inscrito_id" => 2565 "titulo" => "DIDÁTICA DECOLONIAL: UM ESTADO DA QUESTÃO" "resumo" => "Hoje já parece um consenso nas ciências humanas que não existe método neutro e aparentemente não cabe mais que as definições de método e técnica sejam impostas de forma arbitrária. É preciso insistir em metodologias outras, como estão propondo os chamados métodos decoloniais. Porém, além dos métodos de pesquisa, a Didática também precisa mergulhar na decolonialidade, um projeto que busca formas teóricas e práticas plurais que sejam alternativas válidas frente ao projeto eurocêntrico de civilização. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo apresentar um estado da questão sobre a Didática decolonial. A construção do estado da questão, como descreve Nóbrega-Therrien e Therrien (2004), apresenta-se como imprescindível para o desenvolvimento de uma pesquisa atual e relevante do ponto de vista de sua contribuição, sobretudo porque assim o pesquisador é levado ao domínio conceptual e ao domínio da literatura sobre o assunto investigado. Com o estado da questão bem-feito, o pesquisador poderá desenvolver uma pesquisa mais relevante e atual, diminuindo o risco de repetir pesquisas. Além disso, o pesquisador é levado ao domínio conceptual e ao domínio da literatura sobre o assunto investigado. Os resultados do presente trabalho apontam que, sobretudo pela quantidade de textos encontrados, parece que a Didática decolonial ainda é um assunto incipiente em pesquisas científicas. Além disso, os textos apresentam proposições teóricas/epistemológicas, porém, há uma ausência de propostas metodológicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2565_TB1202_13102024205955.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO JÔNATAS DA SILVA CHAVES" "autor_nome_curto" => "PEDRO" "autor_email" => "pedrojonatas_sc@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109731 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1202 "inscrito_id" => 2565 "titulo" => "DIDÁTICA DECOLONIAL: UM ESTADO DA QUESTÃO" "resumo" => "Hoje já parece um consenso nas ciências humanas que não existe método neutro e aparentemente não cabe mais que as definições de método e técnica sejam impostas de forma arbitrária. É preciso insistir em metodologias outras, como estão propondo os chamados métodos decoloniais. Porém, além dos métodos de pesquisa, a Didática também precisa mergulhar na decolonialidade, um projeto que busca formas teóricas e práticas plurais que sejam alternativas válidas frente ao projeto eurocêntrico de civilização. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo apresentar um estado da questão sobre a Didática decolonial. A construção do estado da questão, como descreve Nóbrega-Therrien e Therrien (2004), apresenta-se como imprescindível para o desenvolvimento de uma pesquisa atual e relevante do ponto de vista de sua contribuição, sobretudo porque assim o pesquisador é levado ao domínio conceptual e ao domínio da literatura sobre o assunto investigado. Com o estado da questão bem-feito, o pesquisador poderá desenvolver uma pesquisa mais relevante e atual, diminuindo o risco de repetir pesquisas. Além disso, o pesquisador é levado ao domínio conceptual e ao domínio da literatura sobre o assunto investigado. Os resultados do presente trabalho apontam que, sobretudo pela quantidade de textos encontrados, parece que a Didática decolonial ainda é um assunto incipiente em pesquisas científicas. Além disso, os textos apresentam proposições teóricas/epistemológicas, porém, há uma ausência de propostas metodológicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2565_TB1202_13102024205955.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO JÔNATAS DA SILVA CHAVES" "autor_nome_curto" => "PEDRO" "autor_email" => "pedrojonatas_sc@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }