Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS DE APRENDIZAGEM NA EJA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114693
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8314
    "inscrito_id" => 19029
    "titulo" => "O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS DE APRENDIZAGEM NA EJA"
    "resumo" => "Reconhecemos que a Inteligência Artificial (IA) é uma área da ciência da computação dedicada a criar sistemas e dispositivos capazes de realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana. Neste contexto, com a ampliação rápida nas últimas décadas essa tecnologia está cada vez mais imbricada no nosso cotidiano, sendo significativo à sociedade. Assim, por meio dos princípios da dialogicidade, referendados na perspectiva Freiriana, democratização ao acesso dessa tecnologia, a Alfabetização em IA. Propõe-se, então, a oficina presencial de Alfabetização em IA integrada ao curso online aberto e massivo (MOOC) Alfabetização Científica com abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente(CTSA), com vistas a ampliar as comunidades virtuais de aprendizagem às práticas emancipatórias, críticas, propositivas configurando-as na cultura de participação da sociedade de forma mais qualificada. Para tal ação acadêmica, seu construto ancora-se na pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, com objetivos descritivos, por meio dos procedimentos nos passos da pesquisa-ação e a organização didático metodológica da oficina do MOOC subsidia-se numa arquitetura pedagógica. A oficina consiste em cinco encontros de duas horas cada, totalizando dez horas de aprendizados intensivos com vistas a potencializar nos participantes, o uso e a compreensão acerca dos princípios básicos da IA por meio da interrelação teoria prática, bem como as suas implicações, abordadas às questões éticas e sociais relacionadas, a fim de promover uma visão crítica e consciente desta tecnologia emergente que também se constitui no MOOC de 40h,organizado com cinco módulos a fim de tratar da IA na abordagem CTSA. Trata-se de uma proposta inédita aos sujeitos da comunidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID19029_TB8314_06082024185552.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSANE MARIA MUÑOZ"
    "autor_nome_curto" => "ROSANE"
    "autor_email" => "munoz.rosane@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114693
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8314
    "inscrito_id" => 19029
    "titulo" => "O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS DE APRENDIZAGEM NA EJA"
    "resumo" => "Reconhecemos que a Inteligência Artificial (IA) é uma área da ciência da computação dedicada a criar sistemas e dispositivos capazes de realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana. Neste contexto, com a ampliação rápida nas últimas décadas essa tecnologia está cada vez mais imbricada no nosso cotidiano, sendo significativo à sociedade. Assim, por meio dos princípios da dialogicidade, referendados na perspectiva Freiriana, democratização ao acesso dessa tecnologia, a Alfabetização em IA. Propõe-se, então, a oficina presencial de Alfabetização em IA integrada ao curso online aberto e massivo (MOOC) Alfabetização Científica com abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente(CTSA), com vistas a ampliar as comunidades virtuais de aprendizagem às práticas emancipatórias, críticas, propositivas configurando-as na cultura de participação da sociedade de forma mais qualificada. Para tal ação acadêmica, seu construto ancora-se na pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, com objetivos descritivos, por meio dos procedimentos nos passos da pesquisa-ação e a organização didático metodológica da oficina do MOOC subsidia-se numa arquitetura pedagógica. A oficina consiste em cinco encontros de duas horas cada, totalizando dez horas de aprendizados intensivos com vistas a potencializar nos participantes, o uso e a compreensão acerca dos princípios básicos da IA por meio da interrelação teoria prática, bem como as suas implicações, abordadas às questões éticas e sociais relacionadas, a fim de promover uma visão crítica e consciente desta tecnologia emergente que também se constitui no MOOC de 40h,organizado com cinco módulos a fim de tratar da IA na abordagem CTSA. Trata-se de uma proposta inédita aos sujeitos da comunidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID19029_TB8314_06082024185552.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSANE MARIA MUÑOZ"
    "autor_nome_curto" => "ROSANE"
    "autor_email" => "munoz.rosane@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Reconhecemos que a Inteligência Artificial (IA) é uma área da ciência da computação dedicada a criar sistemas e dispositivos capazes de realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana. Neste contexto, com a ampliação rápida nas últimas décadas essa tecnologia está cada vez mais imbricada no nosso cotidiano, sendo significativo à sociedade. Assim, por meio dos princípios da dialogicidade, referendados na perspectiva Freiriana, democratização ao acesso dessa tecnologia, a Alfabetização em IA. Propõe-se, então, a oficina presencial de Alfabetização em IA integrada ao curso online aberto e massivo (MOOC) Alfabetização Científica com abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente(CTSA), com vistas a ampliar as comunidades virtuais de aprendizagem às práticas emancipatórias, críticas, propositivas configurando-as na cultura de participação da sociedade de forma mais qualificada. Para tal ação acadêmica, seu construto ancora-se na pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, com objetivos descritivos, por meio dos procedimentos nos passos da pesquisa-ação e a organização didático metodológica da oficina do MOOC subsidia-se numa arquitetura pedagógica. A oficina consiste em cinco encontros de duas horas cada, totalizando dez horas de aprendizados intensivos com vistas a potencializar nos participantes, o uso e a compreensão acerca dos princípios básicos da IA por meio da interrelação teoria prática, bem como as suas implicações, abordadas às questões éticas e sociais relacionadas, a fim de promover uma visão crítica e consciente desta tecnologia emergente que também se constitui no MOOC de 40h,organizado com cinco módulos a fim de tratar da IA na abordagem CTSA. Trata-se de uma proposta inédita aos sujeitos da comunidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.