No processo de produção agrária há a presença de pragas, estas que são combatidas, em alguns casos, com produtos caseiros, o que solicita a elaboração de instrumentos que possam informatizar sua composição e data de validade para não haver prejuízos ao plantio. O presente trabalho, nessa conjuntura, tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino do gênero textual rótulo de produto, em específico de uso agropecuário, a ser desenvolvida em cursos técnicos de educação profissional em tecnologia agrícola e agropecuária. Esse trabalho foi elaborado no âmbito do curso de especialização em Docência para Educação Profissional e Tecnológica, ofertado pelo Instituto Federal do Espírito Santo, no ano de 2024. Para tanto, nos ancoramos em pressupostos que discutem os gêneros textuais (Marcuschi, 2008, 2010; Bezerra, 2022) e em documentos que orientam a EPT em território nacional (Brasil, 1985, 1996, 2020). Metodologicamente, trata-se de uma proposição de atividade didática que toma como base orientações de pesquisas interventivas (Cerqueira; Schaun, 2000; Coelho, 2005; Thiollent, 2011). Para o experimento, a situação-problema consiste na elaboração de um rótulo de inseticida composto pelo extrato aquoso de folhas de Nim (Viana; Prates; Ribeiro, 2006). No desenvolvimento dessa atividade, os alunos lidarão com materiais reutilizados como, por exemplo, a garrafa pet, além de exercitarem a criatividade. Como resultados, espera-se que essa tarefa proporcione a compreensão discente acerca da relevância de se elaborar gêneros textuais que os auxiliem no processo de controle e fiscalização dos produtos que circulam em propriedades rurais.