NOVAS PERCEPÇÕES PARA O CURRÍCULO DE GÉNETICA E AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114690 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8309 "inscrito_id" => 20033 "titulo" => "NOVAS PERCEPÇÕES PARA O CURRÍCULO DE GÉNETICA E AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS" "resumo" => "O racismo no Brasil, é estrutural e naturalizado há mais de 500 anos, tanto pela via social quanto científica. Em consoante a isso temos as lutas do Movimento Negro que promoveram a implementação da Lei 10.639/03. A Lei é um marco na luta étnico racial, que garante a obrigatoriedade de incluir no currículo de ensino a temática da História e a Cultura Afro-Brasileira. Contudo a mesma, passou e ainda passa por muitas dificuldades que impedem a sua efetivação, uma delas é a formação dos professores. Com isso, a pesquisa em questão teve como objetivo, propor uma sequência didática para os conteúdos de Genética de forma a favorecer meios de como abordar as relações étnico raciais na disciplina de Biologia, assim é possível relacionar os conhecimentos previstos para o conteúdo de Genética. É uma sequência com 4 aulas no total com debates, mapas conceituais, tempestades de ideia, exposições e aplicação de um jogo, intitulado como “Genética Divertida”, sendo uma adaptação ao quadro de Punnet. Os tópicos presentes nessa sequência didática são: 1º e 2º Lei de Mendel, Relação de Dominância, as Variações no Padrão de Herança, Questões de hereditariedade, probabilidade genética, Genes dominantes e recessivos pertencentes a etnia negra e branca respectivamente e o debate por trás dessa dominância genética e socialmente, conceito de raça, cor e ancestralidade no Brasil. Com isso, é possível ter um guia para o conteúdo de genética do ensino médio, que pode ser alterado e adaptado para cada realidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20033_TB8309_27102024082819.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARISLANE GUEDES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "Arislane Guedes" "autor_email" => "arislaneg@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114690 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8309 "inscrito_id" => 20033 "titulo" => "NOVAS PERCEPÇÕES PARA O CURRÍCULO DE GÉNETICA E AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS" "resumo" => "O racismo no Brasil, é estrutural e naturalizado há mais de 500 anos, tanto pela via social quanto científica. Em consoante a isso temos as lutas do Movimento Negro que promoveram a implementação da Lei 10.639/03. A Lei é um marco na luta étnico racial, que garante a obrigatoriedade de incluir no currículo de ensino a temática da História e a Cultura Afro-Brasileira. Contudo a mesma, passou e ainda passa por muitas dificuldades que impedem a sua efetivação, uma delas é a formação dos professores. Com isso, a pesquisa em questão teve como objetivo, propor uma sequência didática para os conteúdos de Genética de forma a favorecer meios de como abordar as relações étnico raciais na disciplina de Biologia, assim é possível relacionar os conhecimentos previstos para o conteúdo de Genética. É uma sequência com 4 aulas no total com debates, mapas conceituais, tempestades de ideia, exposições e aplicação de um jogo, intitulado como “Genética Divertida”, sendo uma adaptação ao quadro de Punnet. Os tópicos presentes nessa sequência didática são: 1º e 2º Lei de Mendel, Relação de Dominância, as Variações no Padrão de Herança, Questões de hereditariedade, probabilidade genética, Genes dominantes e recessivos pertencentes a etnia negra e branca respectivamente e o debate por trás dessa dominância genética e socialmente, conceito de raça, cor e ancestralidade no Brasil. Com isso, é possível ter um guia para o conteúdo de genética do ensino médio, que pode ser alterado e adaptado para cada realidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20033_TB8309_27102024082819.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARISLANE GUEDES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "Arislane Guedes" "autor_email" => "arislaneg@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }