O racismo no Brasil, é estrutural e naturalizado há mais de 500 anos, tanto pela via social quanto científica. Em consoante a isso temos as lutas do Movimento Negro que promoveram a implementação da Lei 10.639/03. A Lei é um marco na luta étnico racial, que garante a obrigatoriedade de incluir no currículo de ensino a temática da História e a Cultura Afro-Brasileira. Contudo a mesma, passou e ainda passa por muitas dificuldades que impedem a sua efetivação, uma delas é a formação dos professores. Com isso, a pesquisa em questão teve como objetivo, propor uma sequência didática para os conteúdos de Genética de forma a favorecer meios de como abordar as relações étnico raciais na disciplina de Biologia, assim é possível relacionar os conhecimentos previstos para o conteúdo de Genética. É uma sequência com 4 aulas no total com debates, mapas conceituais, tempestades de ideia, exposições e aplicação de um jogo, intitulado como “Genética Divertida”, sendo uma adaptação ao quadro de Punnet. Os tópicos presentes nessa sequência didática são: 1º e 2º Lei de Mendel, Relação de Dominância, as Variações no Padrão de Herança, Questões de hereditariedade, probabilidade genética, Genes dominantes e recessivos pertencentes a etnia negra e branca respectivamente e o debate por trás dessa dominância genética e socialmente, conceito de raça, cor e ancestralidade no Brasil. Com isso, é possível ter um guia para o conteúdo de genética do ensino médio, que pode ser alterado e adaptado para cada realidade.