Shiki Nagaoka: una nariz de ficción é uma narrativa do escritor mexicano, Mario Bellatin. Apesar do amplo conhecimento acerca do autor e de sua obra no mundo literário, ele, raramente, é utilizado nas salas de aula do Ensino Médio ou da educação básica como um todo, fator que podemos atribuir a exclusão da língua espanhola dos currículos do ensino médio bem como do escasso trabalho com literatura dentro dos ambientes de aprendizado formais, especialmente, no que se refere a língua estrangeira. No entanto, o uso da narrativa é pertinente para tratar diversas questões como a ideia de autoria, aceitação do corpo, sexualidade bem como a própria língua espanhola, considerando que, por meio da literatura, a sua aquisição e aprendizado se dinamizam. Nesse sentido, nossa proposta pauta-se em uma oficina ligada à disciplina de Histórias em Quadrinhos e Cientirinhas, Unidade curricular da Trilha de Línguas e Culturas de Mundo do currículo de Pernambuco. Na oportunidade, sugere-se que os alunos reflitam, a partir de uma sequência didática, a construção do texto narrativo bem como dos temas propostos na diegese e produzam uma versão em quadrinhos da obra de Mario Bellatin. Nesse sentido, nossa proposta pauta-se em uma análise da obra, seguida de uma proposta didática para a aplicação em sala de aula.