GARATUJANDO, BRINCANDO E SE EXPRESSANDO: A CONTRIBUIÇÃO DO DESENHO NA ESCRITA DA CRIANÇA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110858 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2787 "inscrito_id" => 9927 "titulo" => "GARATUJANDO, BRINCANDO E SE EXPRESSANDO: A CONTRIBUIÇÃO DO DESENHO NA ESCRITA DA CRIANÇA" "resumo" => "O desenho é uma forma de comunicação que deixa claro seu estado emocional e pelo qual a criança transmite seus pensamentos e sentimentos. Assim, a linguagem através do desenho é um passaporte a caminho da alfabetização. O objetivo desta pesquisa será compreender a fase da aquisição da escrita por meio dos desenhos realizados por crianças na Pré-escola.A metodologia é de natureza qualitativa por André e Gatti (2008) de cunho bibliográfico, utilizando o procedimento de análise documental em duas fases: 1 - Leitura da Base Nacional Comum Curricular (2017) e teóricos que abordam o desenho como uma ferramenta importante na alfabetização: Lowenfeld (1976), Piaget (1976) e Greic (2008). 2 - Leitura dos registros dos estagiários, referente aos desenhos realizados por 30 crianças na Pré-escola, em duas Escolas Municipais situadas na Baixada Fluminense-RJ, no período de agosto a novembro de 2023. Tais registros dos estagiários são atinentes suas experiências no estágio supervisionado, a partir de atividades desenvolvidas com os alunos por meio de contação de história seguida de sua representação a partir de desenhos. Como resultado, após a leitura dos registros, classificou dentre os 30 desenhos: 4 garatujas desordenadas, 3 garatujas ordenadas, 11 pré-esquemáticas e 12 esquemáticas. Assim, com este resultado percebe-se que a maioria das crianças encontram-se na fase da pré-esquemática e esquemática, isso nos declara o quão é relevante considerar o desenho como primeiro meio em que a criança se expressa significativamente no papel, por meio dos rabiscos, que são seus registros e que mostram sua particularidade, isto é, seu modelo próprio de expressão, devendo ser interpretado como um estágio preliminar do desenvolvimento da linguagem escrita." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9927_TB2787_26102024192740.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONY RICCI COELHO" "autor_nome_curto" => "SIMONY" "autor_email" => "simonyricci@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110858 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2787 "inscrito_id" => 9927 "titulo" => "GARATUJANDO, BRINCANDO E SE EXPRESSANDO: A CONTRIBUIÇÃO DO DESENHO NA ESCRITA DA CRIANÇA" "resumo" => "O desenho é uma forma de comunicação que deixa claro seu estado emocional e pelo qual a criança transmite seus pensamentos e sentimentos. Assim, a linguagem através do desenho é um passaporte a caminho da alfabetização. O objetivo desta pesquisa será compreender a fase da aquisição da escrita por meio dos desenhos realizados por crianças na Pré-escola.A metodologia é de natureza qualitativa por André e Gatti (2008) de cunho bibliográfico, utilizando o procedimento de análise documental em duas fases: 1 - Leitura da Base Nacional Comum Curricular (2017) e teóricos que abordam o desenho como uma ferramenta importante na alfabetização: Lowenfeld (1976), Piaget (1976) e Greic (2008). 2 - Leitura dos registros dos estagiários, referente aos desenhos realizados por 30 crianças na Pré-escola, em duas Escolas Municipais situadas na Baixada Fluminense-RJ, no período de agosto a novembro de 2023. Tais registros dos estagiários são atinentes suas experiências no estágio supervisionado, a partir de atividades desenvolvidas com os alunos por meio de contação de história seguida de sua representação a partir de desenhos. Como resultado, após a leitura dos registros, classificou dentre os 30 desenhos: 4 garatujas desordenadas, 3 garatujas ordenadas, 11 pré-esquemáticas e 12 esquemáticas. Assim, com este resultado percebe-se que a maioria das crianças encontram-se na fase da pré-esquemática e esquemática, isso nos declara o quão é relevante considerar o desenho como primeiro meio em que a criança se expressa significativamente no papel, por meio dos rabiscos, que são seus registros e que mostram sua particularidade, isto é, seu modelo próprio de expressão, devendo ser interpretado como um estágio preliminar do desenvolvimento da linguagem escrita." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9927_TB2787_26102024192740.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONY RICCI COELHO" "autor_nome_curto" => "SIMONY" "autor_email" => "simonyricci@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }