O desenho é uma forma de comunicação que deixa claro seu estado emocional e pelo qual a criança transmite seus pensamentos e sentimentos. Assim, a linguagem através do desenho é um passaporte a caminho da alfabetização. O objetivo desta pesquisa será compreender a fase da aquisição da escrita por meio dos desenhos realizados por crianças na Pré-escola.A metodologia é de natureza qualitativa por André e Gatti (2008) de cunho bibliográfico, utilizando o procedimento de análise documental em duas fases: 1 - Leitura da Base Nacional Comum Curricular (2017) e teóricos que abordam o desenho como uma ferramenta importante na alfabetização: Lowenfeld (1976), Piaget (1976) e Greic (2008). 2 - Leitura dos registros dos estagiários, referente aos desenhos realizados por 30 crianças na Pré-escola, em duas Escolas Municipais situadas na Baixada Fluminense-RJ, no período de agosto a novembro de 2023. Tais registros dos estagiários são atinentes suas experiências no estágio supervisionado, a partir de atividades desenvolvidas com os alunos por meio de contação de história seguida de sua representação a partir de desenhos. Como resultado, após a leitura dos registros, classificou dentre os 30 desenhos: 4 garatujas desordenadas, 3 garatujas ordenadas, 11 pré-esquemáticas e 12 esquemáticas. Assim, com este resultado percebe-se que a maioria das crianças encontram-se na fase da pré-esquemática e esquemática, isso nos declara o quão é relevante considerar o desenho como primeiro meio em que a criança se expressa significativamente no papel, por meio dos rabiscos, que são seus registros e que mostram sua particularidade, isto é, seu modelo próprio de expressão, devendo ser interpretado como um estágio preliminar do desenvolvimento da linguagem escrita.