A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ressalta o papel essencial da interdisciplinaridade na construção do conhecimento. No Ensino Médio, a interdisciplinaridade pode conferir ferramentas para enriquecer a percepção de mundo dos alunos e ampliar seus repertórios, além de ajudar na formação integral, com ênfase na formação cidadã. O presente trabalho consiste em uma proposta pedagógica interdisciplinar envolvendo a disciplina básica de Química e as unidades curriculares de aprofundamento em Língua Portuguesa em turmas da Escola Sesc de Ensino Médio, localizada no Rio de Janeiro. O trabalho teve como objetivo proporcionar o ensino do conteúdo de funções inorgânicas em Química e, em Língua Portuguesa, o desenvolvimento da leitura e interpretação das embalagens e dos rótulos nutricionais de bebidas não alcoólicas e de desinfetantes a partir do aspecto textual-discursivo das intencionalidades, relacionando as informações contidas nesse material com os conceitos químicos abordados em sala de aula. Foi utilizada uma abordagem metodológica qualitativa-interpretativa. Com as análises realizadas, foi possível constatar que os estudantes ampliaram suas perspectivas sobre a leitura e interpretação de rótulos nutricionais e compreenderam a importância de saber o que será consumido e, assim, realizar escolhas mais saudáveis.