Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM ESPAÇO NÃO ESCOLAR: IDENTIDADE E COEXISTÊNCIA - ENCONTRANDO O MEU LUGAR NO MUNDO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110868
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2802
    "inscrito_id" => 10224
    "titulo" => "RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM ESPAÇO NÃO ESCOLAR: IDENTIDADE E COEXISTÊNCIA - ENCONTRANDO O MEU LUGAR NO MUNDO"
    "resumo" => "Este trabalho trata de um relato de experiência vivenciado no componente curricular Estágio e Pesquisa em Espaços Não Escolares, no Curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia/Departamento de Educação/Campus X (UNEB), tendo como objetivo principal vivenciar a docência em espaços não escolares. A experiência teve como carga horária 90 horas, sendo que 60 (sessenta) foram de intervenção articulada à pesquisa, no período de setembro a dezembro de 2023. O lócus foi o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS IV), em Teixeira de Freitas, Bahia, cujo intuito principal foi a promoção de discussões acerca de vínculos de identidade de 25 adolescentes, com idade entre 12 e 15 anos, em situação de extrema vulnerabilidade social, os quais estão em um processo de imersão de conhecimentos de si e do mundo. Os objetivos específicos foram possibilitar que os mesmos questionassem o mundo (questões de caráter moral, ético e existencial de forma criativa), buscando entender, como coexistir no espaço social, aprendendo sobre o mundo e a sua forma de se instaurar como seres democráticos de direito, contando suas experiências e vivências, além de expectativas com relação ao crescente processo de crescimento de sua mente e seu corpo. As metodologias de trabalho foram: oficinas, jogos e atividades, em grande parte ao ar livre/em contato com a natureza. Os referenciais teórico-metodológicos utilizados foram: Pimenta e Lima (2010), Ferreira (2015), Gomes e Costa (2015) etc. Os resultados apontaram que, ao final do estágio os participantes do projeto apresentaram uma nova visão sobre si e sobre o mundo, além de demostrarem entendimento de um ponto norteador sobre o futuro, fazendo-os pensar sobre o que farão para alcançar objetivos e sonhos, partindo da educação, e onde podem chegar com os estudos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10224_TB2802_27102024211627.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEICE CARLA DOS SANTOS ANGÉLICO"
    "autor_nome_curto" => "Jeice Carla"
    "autor_email" => "jeicecarlaangelico@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110868
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2802
    "inscrito_id" => 10224
    "titulo" => "RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM ESPAÇO NÃO ESCOLAR: IDENTIDADE E COEXISTÊNCIA - ENCONTRANDO O MEU LUGAR NO MUNDO"
    "resumo" => "Este trabalho trata de um relato de experiência vivenciado no componente curricular Estágio e Pesquisa em Espaços Não Escolares, no Curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia/Departamento de Educação/Campus X (UNEB), tendo como objetivo principal vivenciar a docência em espaços não escolares. A experiência teve como carga horária 90 horas, sendo que 60 (sessenta) foram de intervenção articulada à pesquisa, no período de setembro a dezembro de 2023. O lócus foi o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS IV), em Teixeira de Freitas, Bahia, cujo intuito principal foi a promoção de discussões acerca de vínculos de identidade de 25 adolescentes, com idade entre 12 e 15 anos, em situação de extrema vulnerabilidade social, os quais estão em um processo de imersão de conhecimentos de si e do mundo. Os objetivos específicos foram possibilitar que os mesmos questionassem o mundo (questões de caráter moral, ético e existencial de forma criativa), buscando entender, como coexistir no espaço social, aprendendo sobre o mundo e a sua forma de se instaurar como seres democráticos de direito, contando suas experiências e vivências, além de expectativas com relação ao crescente processo de crescimento de sua mente e seu corpo. As metodologias de trabalho foram: oficinas, jogos e atividades, em grande parte ao ar livre/em contato com a natureza. Os referenciais teórico-metodológicos utilizados foram: Pimenta e Lima (2010), Ferreira (2015), Gomes e Costa (2015) etc. Os resultados apontaram que, ao final do estágio os participantes do projeto apresentaram uma nova visão sobre si e sobre o mundo, além de demostrarem entendimento de um ponto norteador sobre o futuro, fazendo-os pensar sobre o que farão para alcançar objetivos e sonhos, partindo da educação, e onde podem chegar com os estudos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10224_TB2802_27102024211627.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEICE CARLA DOS SANTOS ANGÉLICO"
    "autor_nome_curto" => "Jeice Carla"
    "autor_email" => "jeicecarlaangelico@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho trata de um relato de experiência vivenciado no componente curricular Estágio e Pesquisa em Espaços Não Escolares, no Curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia/Departamento de Educação/Campus X (UNEB), tendo como objetivo principal vivenciar a docência em espaços não escolares. A experiência teve como carga horária 90 horas, sendo que 60 (sessenta) foram de intervenção articulada à pesquisa, no período de setembro a dezembro de 2023. O lócus foi o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS IV), em Teixeira de Freitas, Bahia, cujo intuito principal foi a promoção de discussões acerca de vínculos de identidade de 25 adolescentes, com idade entre 12 e 15 anos, em situação de extrema vulnerabilidade social, os quais estão em um processo de imersão de conhecimentos de si e do mundo. Os objetivos específicos foram possibilitar que os mesmos questionassem o mundo (questões de caráter moral, ético e existencial de forma criativa), buscando entender, como coexistir no espaço social, aprendendo sobre o mundo e a sua forma de se instaurar como seres democráticos de direito, contando suas experiências e vivências, além de expectativas com relação ao crescente processo de crescimento de sua mente e seu corpo. As metodologias de trabalho foram: oficinas, jogos e atividades, em grande parte ao ar livre/em contato com a natureza. Os referenciais teórico-metodológicos utilizados foram: Pimenta e Lima (2010), Ferreira (2015), Gomes e Costa (2015) etc. Os resultados apontaram que, ao final do estágio os participantes do projeto apresentaram uma nova visão sobre si e sobre o mundo, além de demostrarem entendimento de um ponto norteador sobre o futuro, fazendo-os pensar sobre o que farão para alcançar objetivos e sonhos, partindo da educação, e onde podem chegar com os estudos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.