Nos últimos anos e em diversos meios de comunicação e debate, um dos temas mais recorrentes e disputado, é o tema da educação, recentemente leis, decretos, portarias e outros dispositivos legais são comumente acionados para fundamentar esses debates, que acontecem não somente em um ambiente acadêmico, mas em diversos setores e esferas da sociedade. Entretando, apesar das muitas discussões, debates e inovações sobre o tema, ao observarmos o cenário atual surge um questionamento extremamente relevante, ao analisarmos os últimos dez anos, qual o real e efetivo avanço referente ao cenário de acesso e permanência na educação para as pessoas com deficiência, e como tem se construído a tessitura entre o cumprimento do que dispõe nossa carta magna que versa sobre o direito de todos à educação em contrapartida com a realidade brasileira. No presente trabalho, traremos uma reflexão na perspectiva qualitativa sobre a efetividade do direito a educação a toda as pessoas e qual o papel das políticas públicas na promoção desse direito, uma vez que o direito a educação é um direito indisponível será que podemos afirmar que a educação tem alcançado a todas as pessoas, ou estamos a margem de uma sociedade carente de soluções de ações realmente efetivas e acessíveis