PROPOSIÇÃO DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO INVESTIGATIVAS (SEI) PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114082 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7406 "inscrito_id" => 4939 "titulo" => "PROPOSIÇÃO DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO INVESTIGATIVAS (SEI) PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS." "resumo" => "Frequentemente precisamos avaliar fatos, elucidar problemas e participar de discussões que norteiam questões da sociedade: emergência de novos agentes patogênicos, crise ambiental, uso de inteligência artificial, entre outros. Tornar tais conhecimentos compreensível aos alunos, incitando-os a encontrar explicações de fatos e fenômenos é, ao mesmo tempo, um dos objetivos, bem como um grande desafio do ensino de ciências e, nos coloca diante de um questionamento central: a escola ensina conceitos ou ensina a compreender o mundo? Essa dúvida nos conduz a novas questões: Qual a escola que queremos? Qual o objetivo do ensino de ciências na atualidade? Qual o ensino de ciências necessário? O analfabetismo científico tem representado um sério problema no sistema educacional, os alunos na sua maioria não conseguem relacionar o ensino da sala de aula, com o cotidiano, ou seja, não desenvolvem competência para compreender questões simples e resolver problemas. Diante do exposto, é inadiável pensar a alfabetização científica dos alunos já no Ensino Fundamental, tornando o ensino de ciências uma atividade conectada com a realidade, formando cidadãos críticos e comprometidos com uma sociedade melhor. O aluno precisa enxergar a importância e a influência da ciência e da tecnologia em sua vida, isso irá contribuir para a resolução de problemas e para a compreensão do seu universo social. Este projeto teve como objetivo estimular a formação do professor pesquisador e contribuir com um ensino de ciências que priorize o desenvolvimento da alfabetização científica em situações de ensino, que envolva uma perspectiva formativa comprometida com uma educação de qualidade, por meio de Sequências de Ensino Investigativas (SEI), pautadas em questões e temas atuais, desenvolvidas com o intuito de contribuir como opção viável de proposta metodológica para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico que congregue o ensino de ciências a um ensino investigativo e argumentativo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID4939_TB7406_23062024000539.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA NEVES" "autor_nome_curto" => "MARIA APARECIDA" "autor_email" => "cidaufrr@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114082 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7406 "inscrito_id" => 4939 "titulo" => "PROPOSIÇÃO DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO INVESTIGATIVAS (SEI) PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS." "resumo" => "Frequentemente precisamos avaliar fatos, elucidar problemas e participar de discussões que norteiam questões da sociedade: emergência de novos agentes patogênicos, crise ambiental, uso de inteligência artificial, entre outros. Tornar tais conhecimentos compreensível aos alunos, incitando-os a encontrar explicações de fatos e fenômenos é, ao mesmo tempo, um dos objetivos, bem como um grande desafio do ensino de ciências e, nos coloca diante de um questionamento central: a escola ensina conceitos ou ensina a compreender o mundo? Essa dúvida nos conduz a novas questões: Qual a escola que queremos? Qual o objetivo do ensino de ciências na atualidade? Qual o ensino de ciências necessário? O analfabetismo científico tem representado um sério problema no sistema educacional, os alunos na sua maioria não conseguem relacionar o ensino da sala de aula, com o cotidiano, ou seja, não desenvolvem competência para compreender questões simples e resolver problemas. Diante do exposto, é inadiável pensar a alfabetização científica dos alunos já no Ensino Fundamental, tornando o ensino de ciências uma atividade conectada com a realidade, formando cidadãos críticos e comprometidos com uma sociedade melhor. O aluno precisa enxergar a importância e a influência da ciência e da tecnologia em sua vida, isso irá contribuir para a resolução de problemas e para a compreensão do seu universo social. Este projeto teve como objetivo estimular a formação do professor pesquisador e contribuir com um ensino de ciências que priorize o desenvolvimento da alfabetização científica em situações de ensino, que envolva uma perspectiva formativa comprometida com uma educação de qualidade, por meio de Sequências de Ensino Investigativas (SEI), pautadas em questões e temas atuais, desenvolvidas com o intuito de contribuir como opção viável de proposta metodológica para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico que congregue o ensino de ciências a um ensino investigativo e argumentativo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID4939_TB7406_23062024000539.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA NEVES" "autor_nome_curto" => "MARIA APARECIDA" "autor_email" => "cidaufrr@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }