Este estudo analisou o perfil dos docentes titulares e substitutos que atuaram no curso de formação de soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) no ano de 2022. Foram examinadas as designações do corpo docente do referido curso para identificar o nível de escolaridade dos docentes, as formações complementares e formações específicas para docência, suas áreas de atuação predominantes na Corporação e o tempo de experiência na docência. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza básica, descritiva quanto aos objetivos, utilizando como procedimento técnico a pesquisa documental a partir de dados disponibilizados pelo CBMMG. Os resultados revelaram que a maioria dos docentes possuem nível médio escolaridade, formações complementares na área em que lecionam, tempo de experiência nas áreas de atuação variando entre 5 e 15 anos, tempo médio de 5 anos na prática docente, mas apontaram que poucos possuem algum tipo de formação didático-pedagógica, seja por licenciaturas, especializações ou qualificações. Esse perfil docente encontrado evidenciou um cenário de sólida formação nas áreas de atuação dos docentes, tanto pelos cursos de qualificação que possuem, quanto pela experiência empírica, mas revelou uma fragilidade no tocante à formação didático-pedagógica, o que aponta para a necessidade de uma melhor qualificação dos docentes nesse campo do saber.