Esta pesquisa investiga a importância das brincadeiras populares no desenvolvimento infantil destacando sua contribuição para o aprimoramento cognitivo, motor, social e emocional das crianças. No contexto da aprendizagem da língua, essas brincadeiras desempenham um papel significativo ao auxiliarem no desenvolvimento da linguagem oral, escrita e interpretativa. Através de atividades lúdicas, as crianças têm a oportunidade de expandir seu vocabulário, compreender conceitos gramaticais e aprimorar suas habilidades de comunicação. É essencial que educadores integrem brincadeiras populares em suas práticas pedagógicas, adaptando-as conforme a faixa etária e o nível de habilidade dos alunos. Estratégias criativas e atividades práticas podem ser implementadas para tornar o ensino da língua mais dinâmico e eficaz. Do ponto de vista teórico, este estudo se apoia em autores como Piaget (1970), que enfatiza a importância do brincar no desenvolvimento cognitivo das crianças, e Vygotsky (1978), que discute a relevância das interações sociais e do ambiente cultural na aprendizagem. A metodologia empregada incluiu a realização de entrevistas com educadores que utilizam essas práticas em sala de aula. Os resultados indicam que as brincadeiras populares favorecem não apenas o desenvolvimento linguístico, mas também aspectos sociais e emocionais das crianças. A interação e a criatividade fomentadas por essas brincadeiras criam um ambiente propício para a aprendizagem da língua, tornando o ensino mais eficaz e atraente. Concluindo, as brincadeiras populares são ferramentas pedagógicas fundamentais para promover uma educação mais dinâmica, interativa e eficiente no contexto da aprendizagem da língua. Através dessas atividades, as crianças não só desenvolvem suas habilidades linguísticas, mas também fortalecem aspectos cognitivos, sociais e emocionais, contribuindo para um aprendizado mais abrangente e significativo.