Como elemento estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o ensino sobre cultura e história afro-brasileiras se faz obrigatório. Todavia, percebe-se que há escassez dessa prática didática nas escolas brasileiras, em especial com o uso de imagens. Em contrapartida, vasto é o repertório imagético afro-brasileiro, por exemplo nas obras “Lavrador de Café”, de Cândido Portinari, e “A Negra”, de Tarsila do Amaral. Com o propósito de estimular a aproximação dos discentes com a temática sobre a cultura visual afro-brasileira, sobre a autoria e os contextos em que as obras foram produzidas e sobre as repercussões na área do ensino, apresentamos, neste estudo, um exemplo de prática pedagógica interdisciplinar entre as áreas de conhecimento História e Literatura. Servimo-nos dos marcos teóricos de Sousa e Joye (2013), que observam a interdisciplinaridade para além de uma recomendação das Diretrizes Curriculares da Educação Profissional, para se instituir como modelo promissor de construção de conhecimento; de Santos (2016), que reflete sobre a aplicabilidade das imagens no Ensino de História e Português; de Fazenda (2006) que discute as aproximações entre diversas disciplinas. Como resultado, inferimos que o trabalho pedagógico com pinturas estimulou que seja incluída nos planejamentos das aulas a temática afro-brasileira a partir das pinturas, evidenciadas nos livros didáticos de Língua Portuguesa e História do Ensino Médio.