O artigo relata um projeto de extensão interdisciplinar na Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP, que combina contação de histórias e Stop Motion Studio para atender comunidades vulneráveis. Nesse sentido, instaura-se um compromisso social para com as populações em situação de vulnerabilidade, considerando-se as demandas identificadas no Instituto de Assistência Social Dom Campelo - IASDOC, localizado na comunidade do Bode, região Sul do Recife. Essa abordagem por meio do Stop Motion e contação de histórias adquire relevância ímpar no contexto educacional, pois promove aprimoramento de habilidades como criatividade, leitura, escrita e colaboração, além de estimular o desenvolvimento sensorial e emocional das crianças. O projeto envolve docentes e estudantes de Pedagogia e Serviço Social, os quais se empenham na redução das disparidades educacionais, fortalecendo as comunidades e proporcionando oportunidades educativas, conjugando, dessa forma, tecnologia e educação. Os procedimentos metodológicos adotados estão pautados em pressupostos que embasam o planejamento, execução e avaliação das seguintes etapas: seleção da história; adaptação da narrativa para a utilização da técnica Stop Motion, por meio do aplicativo Stop Motion Studio, preparação do cenário, personagens e diálogos; registro das cenas; edição final e avaliação. Os resultados incluem o desenvolvimento de habilidades de comunicação, estimuladas pelo faz de conta, e a criação de conhecimento através da produção de vídeos com histórias contadas. O projeto desempenha um papel importante na construção de vínculos comunitários e no acesso à educação, impulsionando um espírito protagonista entre os participantes.