OPERANDO COM MATERIAL DOURADO: UMA AÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINADA COM PROFESSORAS DA PERIFERIA DE BELÉM-PA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111304 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3421 "inscrito_id" => 11003 "titulo" => "OPERANDO COM MATERIAL DOURADO: UMA AÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINADA COM PROFESSORAS DA PERIFERIA DE BELÉM-PA" "resumo" => "Este estudo trata do relato de uma experiência desenvolvida com professoras de uma escola pública municipal, em um bairro periférico da cidade de Belém, Pará, Brasil. A atividade é parte de ações formativas propostas pelo projeto de extensão “Bora lá: Educação Matemática para professores e alunos dos anos iniciais”, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Universidade Federal do Pará (UFPA), que oferta ações de formação continuada para escolas públicas de ensino fundamental (1º ao 5º ano) em Abaetetuba, Belém e Bragança com temáticas de interesse dos docentes no que diz respeito ao ensino-aprendizagem-avaliação de matemática. A ação consistiu em uma oficina com sete professoras dos anos iniciais do ensino fundamental da escola de E. M. E. I. F. Amália Paugarten, com o uso de material dourado para o ensino-aprendizagem-avaliação das operações matemáticas. A fundamentação teórica é centrada no uso de materiais manipuláveis no ensino da matemática. Todas as professoras participaram ativamente, mostrando-se motivadas e interessadas na elaboração das operações com o material dourado. Nesse ponto, seis delas sentiram-se muito motivadas a participar da oficina, enquanto apenas uma sentiu-se razoavelmente motivada. Com relação à aplicabilidade em sua sala de aula do que foi abordado na oficina, seis delas apontaram-na como muito aplicável, e somente uma considerou-a razoavelmente aplicável. Diante destes aspectos, o uso do material dourado, na visão das educadoras, surge como possibilidade no processo de ensino-aprendizagem-avaliação das operações matemáticas, e, mesmo diante das dificuldades da realidade escolar em um ambiente de periferia, é possível utilizar ferramentas pedagógicas que viabilizem a inclusão de todos os estudantes, independentemente das limitações físicas, mentais e cognitivas, para uma aprendizagem significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11003_TB3421_16102024203729.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO ALISON PINHEIRO MARTINS" "autor_nome_curto" => "Alison" "autor_email" => "alisonp.martins@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111304 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3421 "inscrito_id" => 11003 "titulo" => "OPERANDO COM MATERIAL DOURADO: UMA AÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINADA COM PROFESSORAS DA PERIFERIA DE BELÉM-PA" "resumo" => "Este estudo trata do relato de uma experiência desenvolvida com professoras de uma escola pública municipal, em um bairro periférico da cidade de Belém, Pará, Brasil. A atividade é parte de ações formativas propostas pelo projeto de extensão “Bora lá: Educação Matemática para professores e alunos dos anos iniciais”, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Universidade Federal do Pará (UFPA), que oferta ações de formação continuada para escolas públicas de ensino fundamental (1º ao 5º ano) em Abaetetuba, Belém e Bragança com temáticas de interesse dos docentes no que diz respeito ao ensino-aprendizagem-avaliação de matemática. A ação consistiu em uma oficina com sete professoras dos anos iniciais do ensino fundamental da escola de E. M. E. I. F. Amália Paugarten, com o uso de material dourado para o ensino-aprendizagem-avaliação das operações matemáticas. A fundamentação teórica é centrada no uso de materiais manipuláveis no ensino da matemática. Todas as professoras participaram ativamente, mostrando-se motivadas e interessadas na elaboração das operações com o material dourado. Nesse ponto, seis delas sentiram-se muito motivadas a participar da oficina, enquanto apenas uma sentiu-se razoavelmente motivada. Com relação à aplicabilidade em sua sala de aula do que foi abordado na oficina, seis delas apontaram-na como muito aplicável, e somente uma considerou-a razoavelmente aplicável. Diante destes aspectos, o uso do material dourado, na visão das educadoras, surge como possibilidade no processo de ensino-aprendizagem-avaliação das operações matemáticas, e, mesmo diante das dificuldades da realidade escolar em um ambiente de periferia, é possível utilizar ferramentas pedagógicas que viabilizem a inclusão de todos os estudantes, independentemente das limitações físicas, mentais e cognitivas, para uma aprendizagem significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11003_TB3421_16102024203729.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO ALISON PINHEIRO MARTINS" "autor_nome_curto" => "Alison" "autor_email" => "alisonp.martins@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }