Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OPERANDO COM MATERIAL DOURADO: UMA AÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINADA COM PROFESSORAS DA PERIFERIA DE BELÉM-PA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação matemática
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111304
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3421
    "inscrito_id" => 11003
    "titulo" => "OPERANDO COM MATERIAL DOURADO: UMA AÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINADA COM PROFESSORAS DA PERIFERIA DE BELÉM-PA"
    "resumo" => "Este estudo trata do relato de uma experiência desenvolvida com professoras de uma escola pública municipal, em um bairro periférico da cidade de Belém, Pará, Brasil. A atividade é parte de ações formativas propostas pelo projeto de extensão “Bora lá: Educação Matemática para professores e alunos dos anos iniciais”, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Universidade Federal do Pará (UFPA), que oferta ações de formação continuada para escolas públicas de ensino fundamental (1º ao 5º ano) em Abaetetuba, Belém e Bragança com temáticas de interesse dos docentes no que diz respeito ao ensino-aprendizagem-avaliação de matemática. A ação consistiu em uma oficina com sete professoras dos anos iniciais do ensino fundamental da escola de E. M. E. I. F. Amália Paugarten, com o uso de material dourado para o ensino-aprendizagem-avaliação das operações matemáticas. A fundamentação teórica é centrada no uso de materiais manipuláveis no ensino da matemática. Todas as professoras participaram ativamente, mostrando-se motivadas e interessadas na elaboração das operações com o material dourado. Nesse ponto, seis delas sentiram-se muito motivadas a participar da oficina, enquanto apenas uma sentiu-se razoavelmente motivada. Com relação à aplicabilidade em sua sala de aula do que foi abordado na oficina, seis delas apontaram-na como muito aplicável, e somente uma considerou-a razoavelmente aplicável. Diante destes aspectos, o uso do material dourado, na visão das educadoras, surge como possibilidade no processo de ensino-aprendizagem-avaliação das operações matemáticas, e, mesmo diante das dificuldades da realidade escolar em um ambiente de periferia, é possível utilizar ferramentas pedagógicas que viabilizem a inclusão de todos os estudantes, independentemente das limitações físicas, mentais e cognitivas, para uma aprendizagem significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11003_TB3421_16102024203729.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO ALISON PINHEIRO MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "Alison"
    "autor_email" => "alisonp.martins@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111304
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3421
    "inscrito_id" => 11003
    "titulo" => "OPERANDO COM MATERIAL DOURADO: UMA AÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINADA COM PROFESSORAS DA PERIFERIA DE BELÉM-PA"
    "resumo" => "Este estudo trata do relato de uma experiência desenvolvida com professoras de uma escola pública municipal, em um bairro periférico da cidade de Belém, Pará, Brasil. A atividade é parte de ações formativas propostas pelo projeto de extensão “Bora lá: Educação Matemática para professores e alunos dos anos iniciais”, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Universidade Federal do Pará (UFPA), que oferta ações de formação continuada para escolas públicas de ensino fundamental (1º ao 5º ano) em Abaetetuba, Belém e Bragança com temáticas de interesse dos docentes no que diz respeito ao ensino-aprendizagem-avaliação de matemática. A ação consistiu em uma oficina com sete professoras dos anos iniciais do ensino fundamental da escola de E. M. E. I. F. Amália Paugarten, com o uso de material dourado para o ensino-aprendizagem-avaliação das operações matemáticas. A fundamentação teórica é centrada no uso de materiais manipuláveis no ensino da matemática. Todas as professoras participaram ativamente, mostrando-se motivadas e interessadas na elaboração das operações com o material dourado. Nesse ponto, seis delas sentiram-se muito motivadas a participar da oficina, enquanto apenas uma sentiu-se razoavelmente motivada. Com relação à aplicabilidade em sua sala de aula do que foi abordado na oficina, seis delas apontaram-na como muito aplicável, e somente uma considerou-a razoavelmente aplicável. Diante destes aspectos, o uso do material dourado, na visão das educadoras, surge como possibilidade no processo de ensino-aprendizagem-avaliação das operações matemáticas, e, mesmo diante das dificuldades da realidade escolar em um ambiente de periferia, é possível utilizar ferramentas pedagógicas que viabilizem a inclusão de todos os estudantes, independentemente das limitações físicas, mentais e cognitivas, para uma aprendizagem significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11003_TB3421_16102024203729.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO ALISON PINHEIRO MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "Alison"
    "autor_email" => "alisonp.martins@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este estudo trata do relato de uma experiência desenvolvida com professoras de uma escola pública municipal, em um bairro periférico da cidade de Belém, Pará, Brasil. A atividade é parte de ações formativas propostas pelo projeto de extensão “Bora lá: Educação Matemática para professores e alunos dos anos iniciais”, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Universidade Federal do Pará (UFPA), que oferta ações de formação continuada para escolas públicas de ensino fundamental (1º ao 5º ano) em Abaetetuba, Belém e Bragança com temáticas de interesse dos docentes no que diz respeito ao ensino-aprendizagem-avaliação de matemática. A ação consistiu em uma oficina com sete professoras dos anos iniciais do ensino fundamental da escola de E. M. E. I. F. Amália Paugarten, com o uso de material dourado para o ensino-aprendizagem-avaliação das operações matemáticas. A fundamentação teórica é centrada no uso de materiais manipuláveis no ensino da matemática. Todas as professoras participaram ativamente, mostrando-se motivadas e interessadas na elaboração das operações com o material dourado. Nesse ponto, seis delas sentiram-se muito motivadas a participar da oficina, enquanto apenas uma sentiu-se razoavelmente motivada. Com relação à aplicabilidade em sua sala de aula do que foi abordado na oficina, seis delas apontaram-na como muito aplicável, e somente uma considerou-a razoavelmente aplicável. Diante destes aspectos, o uso do material dourado, na visão das educadoras, surge como possibilidade no processo de ensino-aprendizagem-avaliação das operações matemáticas, e, mesmo diante das dificuldades da realidade escolar em um ambiente de periferia, é possível utilizar ferramentas pedagógicas que viabilizem a inclusão de todos os estudantes, independentemente das limitações físicas, mentais e cognitivas, para uma aprendizagem significativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.