O empresariado na educação tem sido visto como um agente principal para fomentar políticas,culturais, sociais e educacionais. No tocante à Educação Brasileira, o empresariado tem criado diversos movimentos e instituições para manterem-se no domínio hegemônico na estruturação político pedagógica e econômica da educação escolar. Pesquisas realizadas por MOTTA (2022) têm contribuído de forma importante para o entendimento do conceito de Empresariamento da Educação de Novo Tipo, na compreensão do tema em pauta, que se caracteriza como um movimento que a classe hegemônica realiza para manter o poder da educação. Essa pesquisa se propõe investigar como os estudos publicados sobre o tema “Empresariamento da educação de novo tipo” se configura, mais especificamente na rede básica de ensino, buscando analisar os impactos positivos/negativos para a Qualidade/Equidade do sistema educacional brasileiro. Este estudo caracteriza-se de natureza qualitativo, constituindo pesquisa de Estado da arte referente à ao tema Empresariamento de novo tipo na educação brasileira. Para a realização deste levantamento, foram realizadas buscas em bases de dados como SciELO e o portal de periódicos da CAPES, artigos de revistas da area da Educação de qualis A1, A2, B1. A pesquisa foi conduzida utilizando os descritores: Empresariamento de Novo Tipo, Educação e Políticas Educacionais. Acerca dos estudos analisados, constatou-se que,o empresariamento de novo tipo vem por meio de instituições e associações, precarizando cada vez mais a educação pública brasileira, e utilizando da educação como mercadoria, afastando cada vez mais a classe trabalhadora de conhecimentos produzidos historicamente pela mesma, dificultando o processo de autonomia e construção de cidadania.