O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO DE NOVO TIPO: CONTRIBUTOS PARA O ESTADO DO CONHECIMENTO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114724 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8362 "inscrito_id" => 11188 "titulo" => "O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO DE NOVO TIPO: CONTRIBUTOS PARA O ESTADO DO CONHECIMENTO" "resumo" => "O empresariado na educação tem sido visto como um agente principal para fomentar políticas,culturais, sociais e educacionais. No tocante à Educação Brasileira, o empresariado tem criado diversos movimentos e instituições para manterem-se no domínio hegemônico na estruturação político pedagógica e econômica da educação escolar. Pesquisas realizadas por MOTTA (2022) têm contribuído de forma importante para o entendimento do conceito de Empresariamento da Educação de Novo Tipo, na compreensão do tema em pauta, que se caracteriza como um movimento que a classe hegemônica realiza para manter o poder da educação. Essa pesquisa se propõe investigar como os estudos publicados sobre o tema “Empresariamento da educação de novo tipo” se configura, mais especificamente na rede básica de ensino, buscando analisar os impactos positivos/negativos para a Qualidade/Equidade do sistema educacional brasileiro. Este estudo caracteriza-se de natureza qualitativo, constituindo pesquisa de Estado da arte referente à ao tema Empresariamento de novo tipo na educação brasileira. Para a realização deste levantamento, foram realizadas buscas em bases de dados como SciELO e o portal de periódicos da CAPES, artigos de revistas da area da Educação de qualis A1, A2, B1. A pesquisa foi conduzida utilizando os descritores: Empresariamento de Novo Tipo, Educação e Políticas Educacionais. Acerca dos estudos analisados, constatou-se que,o empresariamento de novo tipo vem por meio de instituições e associações, precarizando cada vez mais a educação pública brasileira, e utilizando da educação como mercadoria, afastando cada vez mais a classe trabalhadora de conhecimentos produzidos historicamente pela mesma, dificultando o processo de autonomia e construção de cidadania." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID11188_TB8362_27102024131129.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO VINICIUS MONTEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PEDRO" "autor_email" => "pedro.monteirosilva@ufpe.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114724 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8362 "inscrito_id" => 11188 "titulo" => "O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO DE NOVO TIPO: CONTRIBUTOS PARA O ESTADO DO CONHECIMENTO" "resumo" => "O empresariado na educação tem sido visto como um agente principal para fomentar políticas,culturais, sociais e educacionais. No tocante à Educação Brasileira, o empresariado tem criado diversos movimentos e instituições para manterem-se no domínio hegemônico na estruturação político pedagógica e econômica da educação escolar. Pesquisas realizadas por MOTTA (2022) têm contribuído de forma importante para o entendimento do conceito de Empresariamento da Educação de Novo Tipo, na compreensão do tema em pauta, que se caracteriza como um movimento que a classe hegemônica realiza para manter o poder da educação. Essa pesquisa se propõe investigar como os estudos publicados sobre o tema “Empresariamento da educação de novo tipo” se configura, mais especificamente na rede básica de ensino, buscando analisar os impactos positivos/negativos para a Qualidade/Equidade do sistema educacional brasileiro. Este estudo caracteriza-se de natureza qualitativo, constituindo pesquisa de Estado da arte referente à ao tema Empresariamento de novo tipo na educação brasileira. Para a realização deste levantamento, foram realizadas buscas em bases de dados como SciELO e o portal de periódicos da CAPES, artigos de revistas da area da Educação de qualis A1, A2, B1. A pesquisa foi conduzida utilizando os descritores: Empresariamento de Novo Tipo, Educação e Políticas Educacionais. Acerca dos estudos analisados, constatou-se que,o empresariamento de novo tipo vem por meio de instituições e associações, precarizando cada vez mais a educação pública brasileira, e utilizando da educação como mercadoria, afastando cada vez mais a classe trabalhadora de conhecimentos produzidos historicamente pela mesma, dificultando o processo de autonomia e construção de cidadania." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID11188_TB8362_27102024131129.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO VINICIUS MONTEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PEDRO" "autor_email" => "pedro.monteirosilva@ufpe.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }