O USO DA IMPRESSÃO 3D PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DA QUÍMICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110455 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2244 "inscrito_id" => 10189 "titulo" => "O USO DA IMPRESSÃO 3D PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DA QUÍMICA" "resumo" => "A presente proposta busca analisar o uso da impressão 3D, por meio de peças e materiais didáticos, no ensino da química para os estudantes que constituem o 9° ano do ensino fundamental maior ao ensino médio da rede pública do município de Imperatriz/MA. Devido às dificuldades que muitos discentes possuem em compreender os conteúdos ministrados da disciplina curricular de química, objetiva-se por intermédio desse projeto avaliarmos as práticas pedagógicas utilizadas dentro do âmbito escolar antes e após a implantação do material desenvolvido com a impressão 3D. Por conseguinte, apresentar aos professores uma maneira de ocasionar à acessibilidade para alunos neurodivergentes e com necessidades especiais durante às aulas. Como metodologia da pesquisa aplicaremos uma análise bibliográfica com procedimentos de abordagem qualitativa e descritiva em artigos, periódicos, dissertações e como instrumento um questionário afim de reunir informações/dados. Logo, o estudo evidencia uma importância visto que mediante ele os docentes terão um novo método para lecionar oportunizando uma facilidade para compreender os conteúdos e promover uma interação entre os alunos, a inclusão das pessoas com deficiências e neuroatípica nas atividades lúdicas no ambiente escolar. Proporcionando, assim, um desenvolvimento intelectual e social entre os discentes respeitando a sua realidade e suas limitações contribuindo na sua formação estudantil e civil." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10189_TB2244_27102024105419.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA ISABELLE SANTOS NUNES LIMA" "autor_nome_curto" => "Anna Isabelle" "autor_email" => "isabellenunes05@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110455 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2244 "inscrito_id" => 10189 "titulo" => "O USO DA IMPRESSÃO 3D PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DA QUÍMICA" "resumo" => "A presente proposta busca analisar o uso da impressão 3D, por meio de peças e materiais didáticos, no ensino da química para os estudantes que constituem o 9° ano do ensino fundamental maior ao ensino médio da rede pública do município de Imperatriz/MA. Devido às dificuldades que muitos discentes possuem em compreender os conteúdos ministrados da disciplina curricular de química, objetiva-se por intermédio desse projeto avaliarmos as práticas pedagógicas utilizadas dentro do âmbito escolar antes e após a implantação do material desenvolvido com a impressão 3D. Por conseguinte, apresentar aos professores uma maneira de ocasionar à acessibilidade para alunos neurodivergentes e com necessidades especiais durante às aulas. Como metodologia da pesquisa aplicaremos uma análise bibliográfica com procedimentos de abordagem qualitativa e descritiva em artigos, periódicos, dissertações e como instrumento um questionário afim de reunir informações/dados. Logo, o estudo evidencia uma importância visto que mediante ele os docentes terão um novo método para lecionar oportunizando uma facilidade para compreender os conteúdos e promover uma interação entre os alunos, a inclusão das pessoas com deficiências e neuroatípica nas atividades lúdicas no ambiente escolar. Proporcionando, assim, um desenvolvimento intelectual e social entre os discentes respeitando a sua realidade e suas limitações contribuindo na sua formação estudantil e civil." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10189_TB2244_27102024105419.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA ISABELLE SANTOS NUNES LIMA" "autor_nome_curto" => "Anna Isabelle" "autor_email" => "isabellenunes05@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }