A presente proposta busca analisar o uso da impressão 3D, por meio de peças e materiais didáticos, no ensino da química para os estudantes que constituem o 9° ano do ensino fundamental maior ao ensino médio da rede pública do município de Imperatriz/MA. Devido às dificuldades que muitos discentes possuem em compreender os conteúdos ministrados da disciplina curricular de química, objetiva-se por intermédio desse projeto avaliarmos as práticas pedagógicas utilizadas dentro do âmbito escolar antes e após a implantação do material desenvolvido com a impressão 3D. Por conseguinte, apresentar aos professores uma maneira de ocasionar à acessibilidade para alunos neurodivergentes e com necessidades especiais durante às aulas. Como metodologia da pesquisa aplicaremos uma análise bibliográfica com procedimentos de abordagem qualitativa e descritiva em artigos, periódicos, dissertações e como instrumento um questionário afim de reunir informações/dados. Logo, o estudo evidencia uma importância visto que mediante ele os docentes terão um novo método para lecionar oportunizando uma facilidade para compreender os conteúdos e promover uma interação entre os alunos, a inclusão das pessoas com deficiências e neuroatípica nas atividades lúdicas no ambiente escolar. Proporcionando, assim, um desenvolvimento intelectual e social entre os discentes respeitando a sua realidade e suas limitações contribuindo na sua formação estudantil e civil.