O presente artigo é resultante da pesquisa realizada com os alunos do quarto semestre do Curso Técnico em Alimentos. A pesquisa realizou-se em duas etapas: (i) oficina de Tecnologia de Carnes e Derivados; e (ii) “evento IFPE – Campus Barreiros NA PRAÇA”. A oficina foi realizada no ambiente escolar somente com os alunos. O evento aconteceu na praça da cidade de Barreiros com participação da comunidade local e configura-se como ação de extensão acadêmica. A investigação almejou verificar a percepção dos alunos acerca dos procedimentos realizados nas duas atividades supracitadas, bem como proporcionar a nossa reflexão a respeito da própria prática docente. Assim, ficou elucidado que os alunos demonstraram maior engajamento escolar quando identificavam relação da teoria com a prática, isto é, quando o conteúdo curricular era apresentado para além dos aspectos teóricos. Na nossa concepção, o papel do professor é considerar a instituição de ensino como um espaço de promoção de práticas cidadãs; estabelecer vínculo entre a teoria e prática; promover integração, incluindo a comunidade local, na qual a instituição se insere. A nosso ver, a prática docente necessita de constante reflexão, uma vez que se encontra em constante mudança. Ainda, a pesquisa apontou que os alunos se sentiram mais motivados ao estudo quando este promove significado entre o conhecimento adquirido na escola e a vida social.