Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESMISTIFICANDO E RECONSTRUINDO CONCEPÇÕES SOBRE OS INSETOS E ARACNÍDEOS: IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA, ECONÔMICA E MÉDICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação ambiental
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109832
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1358
    "inscrito_id" => 7359
    "titulo" => "DESMISTIFICANDO E RECONSTRUINDO CONCEPÇÕES SOBRE OS INSETOS E ARACNÍDEOS: IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA, ECONÔMICA E MÉDICA"
    "resumo" => "Os artrópodes compõem o maior filo de seres vivos existentes. Dois dos grupos mais conhecidos destes animais são os aracnídeos e insetos, os quais são comumente associados aos prejuízos causados à saúde humana, sendo, portanto, tratados como vilões. Percebe-se que, apesar de seu papel na manutenção dos ecossistemas, importância ecológica, econômica e médica, são pouco conhecidos e estudados durante a educação básica. O presente trabalho busca contribuir para desmistificar e reconstruir concepções sobre insetos e aracnídeos, valorizando seus aspectos ecológicos, econômicos e médicos, além de orientar sobre prevenção de acidentes, as características e conhecimento acerca da biodiversidade desses grupos. O trabalho se orienta pela pesquisa qualitativa cuja estratégia é a pesquisa-ação. Os dados estão sendo obtidos através de observação participante, rodas de conversas, registros em cadernos de anotações e aplicação de questionários. As ações vêm sendo realizadas em escolas públicas da educação básica no município de João Pessoa, Paraíba, e na Casa da Ciência UFPB (um espaço pedagógico de divulgação e alfabetização científica). Durante as abordagens são utilizadas coleções didáticas de aracnídeos (conservados em via úmida) e caixas entomológicas, e realizadas oficinas pedagógicas com o intuito de oportunizar maior contato dos estudantes do ensino fundamental da rede pública de ensino de João Pessoa – PB com o conhecimento acadêmico produzido através das pesquisas realizadas na UFPB. Durante as atividades, os alunos expressam suas inquietações, motivados, revelando seus conhecimentos prévios, empolgação e protagonismo. Contudo, é perceptível a necessidade de reconfigurar algumas incongruências em relação ao conhecimento científico, sendo uma excelente oportunidade para desenvolvimento da alfabetização científica. A experiência de socializar o conhecimento científico com a educação básica nos permite entender que a articulação de espaços educativos não-formais com instituições escolares contribui significativamente na construção de habilidades e ampliam o horizonte da assimilação das diversas áreas das ciências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7359_TB1358_27102024171225.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA BERNARDO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA BERNARDO"
    "autor_email" => "amanda.bernardo@academico.ufpb.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109832
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1358
    "inscrito_id" => 7359
    "titulo" => "DESMISTIFICANDO E RECONSTRUINDO CONCEPÇÕES SOBRE OS INSETOS E ARACNÍDEOS: IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA, ECONÔMICA E MÉDICA"
    "resumo" => "Os artrópodes compõem o maior filo de seres vivos existentes. Dois dos grupos mais conhecidos destes animais são os aracnídeos e insetos, os quais são comumente associados aos prejuízos causados à saúde humana, sendo, portanto, tratados como vilões. Percebe-se que, apesar de seu papel na manutenção dos ecossistemas, importância ecológica, econômica e médica, são pouco conhecidos e estudados durante a educação básica. O presente trabalho busca contribuir para desmistificar e reconstruir concepções sobre insetos e aracnídeos, valorizando seus aspectos ecológicos, econômicos e médicos, além de orientar sobre prevenção de acidentes, as características e conhecimento acerca da biodiversidade desses grupos. O trabalho se orienta pela pesquisa qualitativa cuja estratégia é a pesquisa-ação. Os dados estão sendo obtidos através de observação participante, rodas de conversas, registros em cadernos de anotações e aplicação de questionários. As ações vêm sendo realizadas em escolas públicas da educação básica no município de João Pessoa, Paraíba, e na Casa da Ciência UFPB (um espaço pedagógico de divulgação e alfabetização científica). Durante as abordagens são utilizadas coleções didáticas de aracnídeos (conservados em via úmida) e caixas entomológicas, e realizadas oficinas pedagógicas com o intuito de oportunizar maior contato dos estudantes do ensino fundamental da rede pública de ensino de João Pessoa – PB com o conhecimento acadêmico produzido através das pesquisas realizadas na UFPB. Durante as atividades, os alunos expressam suas inquietações, motivados, revelando seus conhecimentos prévios, empolgação e protagonismo. Contudo, é perceptível a necessidade de reconfigurar algumas incongruências em relação ao conhecimento científico, sendo uma excelente oportunidade para desenvolvimento da alfabetização científica. A experiência de socializar o conhecimento científico com a educação básica nos permite entender que a articulação de espaços educativos não-formais com instituições escolares contribui significativamente na construção de habilidades e ampliam o horizonte da assimilação das diversas áreas das ciências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7359_TB1358_27102024171225.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA BERNARDO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA BERNARDO"
    "autor_email" => "amanda.bernardo@academico.ufpb.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Os artrópodes compõem o maior filo de seres vivos existentes. Dois dos grupos mais conhecidos destes animais são os aracnídeos e insetos, os quais são comumente associados aos prejuízos causados à saúde humana, sendo, portanto, tratados como vilões. Percebe-se que, apesar de seu papel na manutenção dos ecossistemas, importância ecológica, econômica e médica, são pouco conhecidos e estudados durante a educação básica. O presente trabalho busca contribuir para desmistificar e reconstruir concepções sobre insetos e aracnídeos, valorizando seus aspectos ecológicos, econômicos e médicos, além de orientar sobre prevenção de acidentes, as características e conhecimento acerca da biodiversidade desses grupos. O trabalho se orienta pela pesquisa qualitativa cuja estratégia é a pesquisa-ação. Os dados estão sendo obtidos através de observação participante, rodas de conversas, registros em cadernos de anotações e aplicação de questionários. As ações vêm sendo realizadas em escolas públicas da educação básica no município de João Pessoa, Paraíba, e na Casa da Ciência UFPB (um espaço pedagógico de divulgação e alfabetização científica). Durante as abordagens são utilizadas coleções didáticas de aracnídeos (conservados em via úmida) e caixas entomológicas, e realizadas oficinas pedagógicas com o intuito de oportunizar maior contato dos estudantes do ensino fundamental da rede pública de ensino de João Pessoa – PB com o conhecimento acadêmico produzido através das pesquisas realizadas na UFPB. Durante as atividades, os alunos expressam suas inquietações, motivados, revelando seus conhecimentos prévios, empolgação e protagonismo. Contudo, é perceptível a necessidade de reconfigurar algumas incongruências em relação ao conhecimento científico, sendo uma excelente oportunidade para desenvolvimento da alfabetização científica. A experiência de socializar o conhecimento científico com a educação básica nos permite entender que a articulação de espaços educativos não-formais com instituições escolares contribui significativamente na construção de habilidades e ampliam o horizonte da assimilação das diversas áreas das ciências.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.