Este artigo trata-se de um relato de experiência que foi vivenciado na Escola de Aplicação da UFPA, localizada na cidade de Belém-PA, com alunos com faixa etária de 4 a 6 anos. Para a elaboração deste trabalho, foram conduzidas pesquisas bibliográficas sobre a Educação Infantil e as temáticas Étnico-Raciais. Em seguida, através de observações e direcionamentos da nossa professora de sala, foi planejado um plano de intervenção com o tema “Conhecendo a boneca Abayomi”, com o objetivo de introduzir a cultura africana por meio da história e confecção da boneca Abayomi, promovendo a valorização da diversidade étnico racial e apresentar a Lei 10.639/2003 que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas, além disso promover a igualdade, respeito e a inclusão social dos alunos desde os anos iniciais. Ao apresentar o assunto para as crianças da educação infantil, observamos uma maior consciência e respeito pelas diferenças entre eles, a abordagem da diversidade étnico-racial na educação infantil não apenas cumpre uma exigência legal, mas também reflete um compromisso legal com a construção de indivíduos mais justos e igualitários. Portanto, é fundamental que as políticas públicas e os servidores educacionais continuem fortalecendo as práticas pedagógicas voltadas para conscientizar os indivíduos a respeitar todas as etnias diariamente, e não somente no dia 20 de novembro quando é comemorado o dia da Consciência negra.