A formação humana abrange diversos aspectos da vida social, como a influência familiar, experiência pessoal e tradições. Ao longo da história, a formação humana foi influenciada pelas diferentes estruturas sociais ou submetida a distintos projetos de dominação, sejam eles (com)formativos ou de viés emancipatório. Isto posto, surgiram diversas teorias que oferecem perspectivas múltiplas sobre educação e desenvolvimento humano, como o materialismo histórico dialético. Assim, que formação política e que formação humana é possível dentro da atual sociedade de classes? Por intermédio desse questionamento objetivamos discutir formação humana e formação política a partir do materialismo histórico dialético, a fim de questionar a formação unilateral promovida na sociedade de classe e pensar perspectivas omnilaterais. Como aporte metodológico optamos pela revisão bibliográfica de cunho qualitativo, dialogando com autores da área da Educação e da Filosofia da Educação, tais como Lessa (2001), Tonet (2011), Saviani (2007), Sousa (2010), Freire (2021) e Arroyo (2022). Dentro desse contexto, queremos elencar conhecimentos e práticas formativas que podem contribuir para enriquecer e esperançar o horizonte educacional, como o reconhecimento do patrimônio material e intelectual/cultural acumulado, conscientização, autonomia e luta social.